O sociólogo, historiador e economista alemão Max Weber (1864-1920) desenvolveu o método de análise conhecido como sociologia compreensiva. Sua metodologia utiliza-se do tipo ideal, um modelo conceitual acentuado e abstrato daquilo que se observa na realidade. Weber exerceu papel destacado na constituição de uma Sociologia com base histórica e pautada na análise qualitativa dos fenômenos sociais. ele afirma que, ao recordar o objeto de pesquisa, o cientista estabelece critérios para definir o que é mais relevante no universo temático ao qual se dedica. Tal escolha se dá com base em valores. Admitir que o cientista social estabelece um recorte é admitir que o objeto de estudo é lapidado pelo cientista que o observa. Assim, o objeto de estudo não é uma "coisa" independente do olhar do cientista, como proposto por Durkheim.
Obras - A ética protestante e o espírito do capitalismo (1905), Economia e sociedade (1910), A ciência como vocação (1917); após a sua morte, sua esposa Marianne Schnitger Weber foi responsável pela publicação póstuma do segundo volume de Economia e sociedade (1921), A metodologia das ciências sociais (1922) e História econômica geral (1923).
Fonte: SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.https://brasilescola.uol.com.br/biografia/max-weber.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!