11 de novembro de 2020

Cidadania

Cidadania é definida nos dicionários como qualidade de cidadão. Mas o que significa a palavra cidadão? Cidadão é aquele que está no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado

Na Grécia Antiga, "cidadão" era o nome dado ao membro da "cidade". Os cidadãos gregos se responsabilizavam pela coletividade, tendo o poder de atribuir e distribuir os postos ligados a funções públicas, envolvendo, por exemplo, a justiça e a política.

O termo cidadania, hoje, está ligado ao Direito e é estabelecido na Constituição Federal. É possível definir cidadania como o "conjunto de direitos e deveres civis, sociais e políticos de um povo que habita um determinado território". 

O cidadão é aquele que possui e goza de determinados direitos. Ter direitos significa ter a capacidade e a autonomia para usufruir determinados benefícios legais garantidos pelo Estado aos seus habitantes. Como exemplo, podemos citar ser possuidor de documentos, tais como certidão de nascimento, carteira de identidade, título de eleitor, carteira de motorista, etc. Poder ter direitos a esses documentos são direitos civis de cada pessoa.

A ideia de direitos tem como contrapartida a de deveres, uma vez que os direitos dos indivíduos são condicionados ao cumprimento de seus deveres. O Estado, por sua vez, tem o dever de garantir os direitos humanos, protegendo-os contra violações.

Para que uma pessoa exerça a cidadania é necessário uma tomada de consciência e criação do senso de pertencimento. Com as pessoas se enxergando como agentes de transformação da sociedade, com a responsabilidade de se colocar como parte atuante em busca do bem coletivo. 

Mas a cidadania está distante de muitos brasileiros, pois a conquista dos direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos e de vítimas da violência.

Fonte:
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.
https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/cidadania
https://fia.com.br/blog/cidadania/
https://epocanegocios.globo.com/
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cidadania-ou-estadania.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa