9 de novembro de 2020

Sociedade

As primeiras organizações sociais são as familiares restritas (mãe, pai, filhos e filhas) ou alargadas (tios, tias, primos, primas, etc.). Entretanto, existem vários modos de organização social com os participantes desses grupos compartilhando um modo de vida fundamentado em linguagem, tradições, valores morais, normas, território e outros fatores que geram uma ideia de pertencimento a um determinado grupo. 

Com o surgimento do Estado, o estabelecimento da sociedade vai basear-se no espaço público e no conjunto de normas. Esses elementos determinarão as interações entre os indivíduos, construindo uma identidade cultural comum. Sendo assim, o conceito de sociedade está fundamentado em fatores territoriais, culturais, políticos e históricos que unem os seus indivíduos.

A palavra sociedade tem origem do latim "societas", que significa "associação amistosa com outros indivíduos que compartilham de uma mesma ideia, cultura, atividade, etc.".

Para a Sociologia, a sociedade é uma forma de organização das pessoas com base na cultura e nos sistemas institucionais de organização das comunidades, podendo ter diferenciações de acordo com o grau dessa organização.

Fonte:
SILVA, Enio Valdir da. Sociedade, política e cultura. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/244/Sociedade,%20p%C3%B3litica%20e%20cultura.pdf?sequence=1
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/sociedade-1.htm
https://www.todamateria.com.br/conceito-de-sociedade/
https://conhecimentocientifico.r7.com/sociedade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa