4 de novembro de 2020

Megacidades

 

Imagem de xegxef por Pixabay - Tóquio (Japão)

Algumas cidades atingiram dimensões gigantescas, abrigando uma população superior à de alguns países e criando um novo fenômeno urbano: as megacidades. Segundo a ONU, trata-se de aglomerações com mais de 10 milhões de habitantes, a maior parte situada em países emergentes e em desenvolvimento.

A proliferação de megacidades é um dos resultados mais espetaculares do processo acelerado de urbanização em curso. Em 1990, havia no mundo 10 megacidades, que juntas abrigavam 153 milhões de pessoas. Em 2014, o número de megacidades passou para 28, com 453 milhões de habitantes, o que representava 12% da população urbana global. De acordo com as projeções realizadas pela ONU, em 2030, serão 41 megacidades, abrigando cerca de 9% da população mundial.

As megacidades reúnem migrantes de diversas procedências e muitos deles formam grupos formados por diversas etnias. Dessa forma, além de serem centros de economia dinâmica e crescimento, as megacidades são territórios de grande diversidade cultural. Por outro lado, elas também são pontos de concentração de desigualdades sociais e de degradação ambiental.

Como se trata de um fenômeno relativamente novo, o crescimento das megacidades, principalmente nos países em desenvolvimento, exige formas de gestão igualmente inovadoras, que possam garantir infraestrutura, habitação e inclusão social para um número cada vez maior de pessoas. A experiência dos países desenvolvidos e suas megacidades mostra que não há um limite de tamanho a partir do qual é impossível administrar os problemas gerados por essas aglomerações. Pelo contrário, no mundo inteiro, as grandes cidades são os principais redutos de geração de riqueza.

A maior aglomeração urbana do mundo é Tóquio (Japão), com 38,5 milhões de habitantes, seguido de Jacarta (Indonésia), com 34,3 milhões, Deli (Índia), com 28,1 milhões, Manila (Filipinas) com 25 milhões e Seul (Coreia do Sul), com 24,3 milhões de habitantes.

Fonte:
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2017.
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.
https://www.maioresemelhores.com/maiores-cidades-do-mundo/
https://querobolsa.com.br/enem/geografia/megacidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa