6 de novembro de 2020

Nação

O conceito de nação está ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos.

A população de um país é formada por diversos grupos. Quando partilham a mesma origem, língua, tradições, costumes e cultura esses grupos formam uma nação. As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. Significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre si.

Um Estado pode ser formado por diversas nações, assim como uma nação pode estar dividida em diversos Estados. O Brasil, por exemplo, abriga diversas nações indígenas, que, por se localizarem no território brasileiro, respondem aos desígnios do Estado nacional brasileiro.

A Espanha é exemplo de Estado com diversas nações. Existem os catalães, os bascos, navarros, entre outros. A maior parte dessas nações reivindica a criação de seus Estados independentes, com a delimitação de seus respectivos territórios, algo ainda não conseguido.

Nação sem território

Os bascos

Os bascos são considerados como uma nação, composta pelo seu próprio idioma (o basco) e os seus próprios valores culturais e de pertencimento, mas sem possuírem o seu próprio Estado independente constituído.

Ocupam uma região localizada ao sul da França e ao norte da Espanha, com registros históricos de ocupação datados de mais de cinco mil anos. No local hoje residem mais de 2,5 milhões de pessoas. 

A luta separatista é mais intensa na porção espanhola de sua ocupação, enquanto na França a convivência é mais pacífica.

Imagem: Reprodução
Os curdos

Os curdos são uma etnia originária do Oriente Médio. Habitam atualmente uma região que abrange quatro países: Turquia, Irã, Iraque e Síria. A região é território de árabes, persas e turcos, que não enxergam o povo curdo como uma etnia com seus próprios princípios e tradições. Trata-se um povo que por onde quer que olhe, enxerga a negação de suas culturas e valores. 

É o maior povo sem pátria do mundo. Calcula-se que existem cerca de 30 milhões de curdos espalhados pelo mundo, povo que luta a mais de dois séculos por reconhecimento étnico e geográfico. Este povo fez parte do Império Turco-Otomano e não recebeu um território para constituir um país independente após a Primeira Guerra Mundial.
Imagem: Reprodução

Fonte: BALDRAIA, André; SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira. Ser protagonista: geografia. São Paulo: Edições SM, 2016.
https://www.politize.com.br/estado-pais-nacao-diferencas/
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm
https://www.preparaenem.com/geografia/questao-basca.htm
https://www.politize.com.br/curdos/
https://www.todamateria.com.br/curdos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa