1 de novembro de 2020

Urbanização

É um processo caracterizado pelo aumento da população urbana num ritmo mais acelerado que o da população rural. Essa situação é decorrente, sobretudo, da migração campo-cidade.

Entretanto, a urbanização  não se limita apenas a essa referência quantitativa. Ela implica outros fatores, como: concentração populacional, transformações econômicas, reestruturação das redes de comunicação e de transporte que convergem para as cidades e alteram as articulações no espaço geográfico, criação de novos polos administrativos e de poder que passam a ser centralizados no espaço urbano, transformações no modo de vida, que envolvem hábitos de consumo, formas de lazer e diversão, difusão cultural, entre outros.

Fonte: LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa