14 de dezembro de 2020

Intemperismo

 Para Guerra (2006) intemperismo é o "conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e decomposição das rochas." (p. 354).

Os autores Moreira e Sene explicam como as rochas sofrem o processo do intemperismo.

Intemperismo: é o processo de desagregação (intemperismo físico) e decomposição (intemperismo químico) sofrido por rochas. O principal fator de intemperismo físico é a variação da temperatura (dia e noite; verão e inverno) o que provoca dilatação e contração das rochas, fragmentando-as em formas e tamanhos variados. Outro exemplo é o congelamento da água nas fissuras das rochas, fato comum em regiões polares e de altitudes elevadas - ao congelar, a água dilata as fissuras das rochas e provoca sua fragmentação. Já o intemperismo químico resulta sobretudo da ação da água sobre as rochas, provocando, com o passar do tempo, uma lenta modificação na composição química dos minerais. O intemperismo físico e o intemperismo químico atuam ao mesmo tempo, mas dependendo das características climáticas um pode atuar de maneira mais intensa que o outro. Por exemplo, em regiões onde há escassez de água, as rochas sofrem mais intemperismo físico do que químico.

Intemperismo físico em regiões polares 

Intemperismo físico que ocorre em regiões polares e de altitudes elevadas,
quando congelamento da água quebra a rocha.
Imagem: Reprodução
O resultado é a rocha fragmentado pela ação do intemperismo físico em áreas muito frias.
Imagem: Reprodução


Fonte: GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa