6 de dezembro de 2020

Latifúndio

Latifúndio é a extensa propriedade rural, geralmente não exploradas economicamente, sendo consideradas terras improdutivas. Nas terras que são aproveitadas, geralmente se faz o cultivo de uma só espécie, a monocultura com produção destinada para a exportação.

Uma das principais características do latifúndio é a concentração das propriedades nas mãos de poucos proprietários rurais, famílias ou empresas. Essa concentração fundiária está associada a diversos conflitos e lutas por terra no Brasil.

A origem do latifúndio está ligada ao processo de ocupação do Brasil após a chegada dos portugueses. Desde o Brasil-Colônia, as “plantations” (latifúndios monocultores com a produção voltada à exportação) se expandiram muito, tanto que a nossa história está dividida de acordo com os ciclos econômicos da cana-de-açúcar, da mineração, do algodão, do café, etc.

Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-latifundio.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/latifundio.htm
https://reporterbrasil.org.br/2006/07/especial-latifundio-concentracao-de-terra-na-mao-de-poucos-custa-caro-ao-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa