7 de dezembro de 2020

Origem da agricultura e suas transformações

Como vimos, as transformações do meio natural foram acontecendo através do uso da técnica e da tecnologia. Hoje o nosso estudo é sobre a origem e as transformações no espaço agrário

Durante o Paleolítico e parte do Neolítico, o nomadismo foi uma prática comum entre os primeiros grupos humanos. Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento de comunidades sedentárias originárias das primeiras civilizações da Antiguidade.

Há cerca de 10 mil anos iniciou-se a atividade agrícola, que se espalhou pelo mundo. A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou uma Revolução Urbana, responsável pela formação das primeiras tribos, aldeias, vilas, cidades...

A evolução das técnicas agropecuárias acompanhou a evolução da própria sociedade (máquinas, fertilizantes, defensivos). As primeiras aldeias neolíticas se desenvolveram desenvolveu às margens dos rios (Nilo, Tigre, Eufrates, Ganges, etc.).

A agricultura foi um dos mais importantes avanços na história da humanidade, embora não se possa afirmar com precisão quando e onde os homens começaram a cultivar plantas. A agricultura permitiu o crescimento das populações e o desenvolvimento de cidades. Isso levou ao surgimento da estratificação social e dos poderosos reis. Sem a Revolução Agrícola, é improvável que a civilização, tal como conhecemos, tivesse surgido.
Imagem: Enotes.com 

Mas o que é agricultura?

Agricultura é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal e produção de matérias-primas A agricultura é a base para o desenvolvimento humano e econômico. As questões de acesso à terra (estrutura fundiária) são definidas pelo espaço agrário, que regula as leis que rege a produção, como preços dos produtos, quantidades, implicações ambientais, etc.

Os espaços agrários sofreram profundas mudanças, principalmente com o aperfeiçoamento dos instrumentos rudimentares de cultivo (enxadas, arados e foices) e sua substituição pelas máquinas agrícolas e com adoção de procedimentos técnicos como a adubação e a irrigação. No entanto, a difusão dessas inovações pelo espaço mundial é irregular, tornando o espaço rural muito diversificado.

Sistemas Agrícolas

Os sistemas agrícolas podem ser classificados como intensivos ou extensivos, de acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade decorrentes do uso de insumos, maquinaria e tecnologia de ponta.
  • Agricultura intensiva: sistema de produção em larga escala, tecnologia de ponta com mão de obra especializada, uso de substâncias químicas no controle de pragas e integração com a indústria, grandes extensões de terra (latifúndio).
  • Agricultura extensiva: baixa produtividade, uso de técnicas rudimentares, produção voltada para a agricultura familiar ou mercado interno, pequenas extensões de terra (minifúndio). 
Atividades de fixação

1. (Enem) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).
O texto refere-se ao movimento migratório denominado
a) pendularismo.
b) nomadismo.
c) êxodo rural.
d) transumância.
e) sedentarismo.

2. A agricultura foi responsável por mudanças significativas nos padrões de fixação e distribuição das populações humanas. Que alteração nos fluxos de pessoas ocorreu com o advento da atividade agrícola?
a) As pessoas passaram a migrar mais em busca de melhores solos para o cultivo.
b) Dispersaram-se nos territórios para não ter que dividir a produção.
c) Deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários (fixar-se em um determinado local).
d) A caça, pesca e coleta garantiam o pleno sustento, estímulo para o aumento das migrações.
e) Intensificaram o nomadismo, uma vez que precisavam de sementes variadas.

3. (Unisa) Chamamos de sistemas agrícolas:
a) as formas de divisão de glebas, em relação às culturas desenvolvidas.
b) o sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e todos os produtos agrícolas.
c) as formas de financiamento da produção e da comercialização dos produtos agrícolas.
d) os sistemas planejados de produção agrícola.
e) o conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril.

4. Assinale a opção que apresenta somente características da agricultura intensiva:
a) Mão de obra qualificada, minifúndios, produtos para exportação.
b) Mão de obra desqualificada, rotação de culturas, latifúndios.
c) Mão de obra qualificada, alta produtividade, latifúndios.
d) Mão de obra desqualificada, baixa produtividade, minifúndios.

Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2017.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
https://www.enotes.com/homework-help/what-was-agricultural-revolution-how-did-582345
https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-tipos-agricultura.htm
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-agricultura-conservacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa