16 de dezembro de 2020

Rochas sedimentares

 

Imagem: Reprodução

"As rochas sedimentares formaram-se a partir da compactação de sedimentos procedentes da erosão, do transporte e da deposição de minerais pela água, pelo vento, por reações físicas e químicas e pela ação dos seres vivos", conforme Almeida e Rigolin (2017).

A explicação de Terra, Araujo e Guimarães amplia o assunto:

As rochas sedimentares se formam pela deposição dos detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgânicos ou de precipitados químicos. Esses detritos acumulam-se no fundo dos oceanos, rios, lagos ou de outras camadas de detritos. são consolidados por cimentação natural, compactação por pressão ou reações químicas. Esse conjunto de processos que transforma sedimentos inconsolidados em rocha sedimentar é conhecido como diagênese. As rochas formadas pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas são denominadas sedimentares clásticas (ou detríticas). Um exemplo é o arenito, formado pela deposição de areia. As que se formam por processos químicos, como as estalactites e as estalagmites de cavernas, são denominadas rochas sedimentares químicas. As que se formam de restos de animais e vegetais, como o carvão mineral, são as rochas sedimentares orgânicas. (TERRA; ARAUJO; GUIMARÃES. 2016, p.179).

O dicionário geológico-morfológico, de Guerra assim define rocha sedimentar:

Resulta da precipitação química, da deposição de detritos de outras rochas ou do acúmulo de detritos orgânicos. A deposição de fragmentos de outras rochas, ou de minerais, quando acumulados os sedimentos, constitui o que denominamos de depósito sedimentar. A deposição se faz em camadas separadas por juntas de estratificação, muito importantes na erosão; daí a denominação de rocha estratificadas. Em geral, a sedimentação se realiza em estratos ou camadas horizontais. Porém, após o depósito toda uma série de fatores pode vir a perturbar a horizontalidade das camadas. [...] Quanto à origem, as rochas sedimentares se dividem em: a) clástica (fragmentada ou detrítica), b) orgânica, c) química [...]. (GUERRA, 2006, p. 564-566). 

Exemplos de rochas sedimentares

 Imagem:  http://www.cientic.com

Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2017. 
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006. 
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa