19 de dezembro de 2020

Tectonismo

 São as forças que atuam no interior da Terra de forma lenta e contínua e provocam o deslocamento de materiais. O tectonismo é um dos agentes endógenos de transformação do relevo terrestre. Esses movimentos do interior da Terra repercutem sobre as placas da crosta. Essa dinâmica interior ocorre de duas maneiras: pela epirogênese e pela orogênese.

Os movimentos epirogenéticos provocam processos lentos e generalizados de soerguimento ou rebaixamento de grandes blocos rochosos. Não provocam alterações na disposição e nas estruturas geológicas locais, mas alteram a fisionomia do relevo das regiões por eles atingidas. Isso acontece por causa do soerguimento e rebaixamento de  grandes áreas dos continentes. Esses movimentos ocorrem em áreas estáveis da crosta que sofreram o efeito das glaciações. O norte da Europa é um dos mais representativos de área afetada pela epirogênese. No litoral do mar do Norte, há rebaixamento do litoral pela invasão das águas do mar (transgressões marinhas). Em outras, como na Escandinávia, ocorre o levantamento da costa pelo recuo dos oceanos (regressão marinha).

Os movimentos orogenéticos resultam da acomodação de placas tectônicas. Existem dois tipos de orogenia, os dobramentos e os falhamentos. Os dobramentos ocorrem sempre que as rochas são maleáveis e não oferecem muita resistência às forças provenientes do interior da Terra formando-se dobras ou ondulações do terreno. Quando as rochas são rígidas e muito resistentes, elas acabam se partindo se o choque a que são submetidas aumenta de intensidade. Após a fratura, ocorre o deslocamento dos blocos resultantes. As falhas caracterizam-se por desníveis do terreno. Quando há apenas fratura sem o desnível, temos as diáclases. Os terremotos e o vulcanismo, assim como a formação de cadeias montanhosa, são causados pelos movimentos orogênicos. As cordilheiras surgiram do choque entre placas tectônicas.

Dobramento

Imagem: Reprodução

Dobramento e falhamento

Imagem: Reprodução


Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado.. São Paulo: Ática, 2017. 
SILVA, Angela Corrêa da; OLIC, Nelson Bacic; LOZANO, Ruy. Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2016.
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.
PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é tectonismo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-tectonismo.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa