20 de dezembro de 2020

Círculo de fogo

 Círculo do fogo ou anel de fogo do Pacífico é uma área de instabilidade geológica e de intensa atividade sísmica. Isso se deve ao fato de ser área de contato ou de limite entre placas tectônicas. Tem mais de 40 mil quilômetros. É responsável por cerca de 90% dos terremotos e por 50% dos vulcões da Terra. 

O fato importante que devemos considerar, é que essa é uma das áreas mais densamente povoadas do planeta. Portanto, milhões de pessoas estão sujeitas aos terremotos e maremotos (tsunamis) que acontecem ali. O Japão, por exemplo, passou por um terremoto seguido por tsunami em 2011, que trouxe devastação e mortes ao país. 

Imagem: Reprodução

Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado.. São Paulo: Ática, 2017.
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006. 
PENA, Rodolfo F, Alves. "Círculo de Fogo do Pacífico"; Mundo Educação. Disponível em: 
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/circulo-fogo-pacifico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa