20 de dezembro de 2020

Vulcanismo

Vulcanismo são os "fatos e fenômenos geográficos relacionados com as atividades vulcânicas, em que o magma do interior da Terra chega à superfície. A manifestação típica do vulcanismo é o cone vulcânico e o amontoado de pó, cinzas e lavas formado pelas erupções", de acordo com Almeida e Rigolin, (2017, p.93).

O termo vulcanismo é utilizado para indicar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. São classificados em vulcanismo primário e vulcanismo secundário. O primeiro se refere ao evento vulcânico principal, associado aos vulcões. Já o segundo se refere a outras manifestações vulcânicas, tais como gêiseres, nascentes termais e outros.

Imagem: Reprodução
O vulcanismo é um processo resultante das características de pressão e temperatura do subsolo. Diretamente abaixo da crosta está localizado o manto, camada da estrutura da Terra ainda quente, devido à formação do planeta há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Quando as pedras do manto se derretem, se transformam em magma, que, por sua vez, alcança a superfície terrestre e libera os gases contidos. Os vulcões entram em erupção quando a pressão é muito forte, fazendo com que as rochas rachem e o magma escape pela superfície. As erupções são frequentes quando a quantidade de magma que sai da terra é relativamente constante; mas, em alguns vulcões, o magma sobe em um intervalo de 100 ou até 1000 anos. (SILVA)
Grande parte dos vulcões localiza-se próximo dos limites das placas tectônicas. São os vulcões de limite de placas. Entretanto, alguns vulcões localizam-se no interior de uma placa tectônica, sendo chamados de vulcões intraplacas, que alinham-se no "encontro" das placas tectônicas, em uma área chamada de Círculo de Fogo. Veja no mapa abaixo.
Imagem: Reprodução
Para finalizar, apesar de seu poder destrutivo, as atividades vulcânicas propiciam benefícios à população que reside nas áreas próximas a vulcões. Os solos originados de materiais vulcânicos contêm nutrientes minerais que os tornam muito férteis. A energia térmica do vulcanismo também está sendo muito útil nas regiões mais frias da Terra, como a Islândia, onde grande parte das residências é aquecida por água quente, encanada a partir de fontes quentes.

Fatos sobre vulcões

Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado.. São Paulo: Ática, 2017.
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006.
SILVA, Débora. Vulcanismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/vulcanismo.
VULCANISMO e vulcões. Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=282

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa