31 de março de 2021

O antes e depois no espaço geográfico

 Pelas imagens abaixo podemos observar o passar do tempo e a transformação do espaço geográfico no antes e depois. Fotos antigas, simulação pelo computador, tudo vale para a nossa análise do passar do tempo e da interferência humana sobre o meio ambiente. Percebemos que o meio natural se torna cada vez mais artificial.

Chamou especialmente a minha atenção a cidade de Tóquio, pela intensa urbanização em um tempo relativamente curto.

Rio de Janeiro (Brasil)

Imagem: Reprodução
São Paulo (Brasil)
Imagem: reprodução

Nova York (Estados Unidos)

Imagem: Reprodução
Tóquio (Japão)
Imagem: Reprodução
Londres (Reino Unido)
Imagem: Reprodução

Você notou o quanto foi radical a mudança na paisagem das cidades acima? Isso aconteceu porque o espaço geográfico foi sendo modificado rapidamente em função das técnicas e das tecnologias que foram sendo criadas e aprimoradas. 

Outra coisa que você pode observar é o intenso nível de urbanização dessas cidades. É possível notar os elementos naturais vão desaparecendo e sendo substituídos pelas construções (prédios) e outros elementos construídos pelos seres humanos (elementos culturais). O resultado é um ambiente artificial, como dito no início do texto.

Para finalizar, se você gostou dessa postagem e tiver sugestões de outras cidades para colocar aqui, deixe nos comentários.

3 comentários:

  1. É muito interessante observar como o tempo e a ação humana transformam os espaços!
    Regina

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava mais de Nova York antigamente, pois a área foi desmatada para construir uma cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo retorno. Realmente, imensas áreas foram desmatadas para construir as cidades. Aqui no Brasil, muitas das grandes cidades litorâneas do Brasil foram erguidas na área da mata atlântica...

      Excluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa