1) Nós vimos em nossas a diferença entre tempos cronológico
e histórico. Nos textos abaixo, assinale corretamente com a letra C aquele que
se refere ao cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo
histórico.
a) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em
dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios.
b) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações
humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no
espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional, etc...
2) Nós vimos em nossas aulas que o tempo cronológico pode
ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise
os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números
romanos):
a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no
século_______
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século_________
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do
Ocidente em 476, no século_______
d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001,
no século________
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em
1914, no século________
f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil,
em 1888, no século _______
3) Você já parou para pensar que temos horário para tudo:
fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer
que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos
em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada
com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo,
há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o
tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem
perceber a passagem do tempo?
4) História é a
ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta
Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens,
utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro
da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com
base no empirismo
5) Vimos que para contar o tempo, o homem criou o
calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas
diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome
dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos
impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é
bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.
6) De acordo com a divisão tradicional da História, a
evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade
Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e
Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade
Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade
Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade
Média e Idade Antiga
7) Leia atentamente o
texto abaixo para responder os próximos exercícios:
Se Charles Darwin visse alguém usar sua Teoria da Evolução
para afirmar que seres humanos são descendentes de macacos, certamente morreria
de raiva. Ele jamais disse isso. Embora chimpanzés e gorilas modernos lembrem
bastante as criaturas que deram origem ao homem, nenhum deles é nosso
ancestral. Mas temos com esses bichos, isto sim, um antepassado em comum, que
viveu há mais de 6 milhões de anos em algum lugar da África. Se pudéssemos
ressuscitá-lo, a criatura seguramente se pareceria com um macaco - afinal, ela
também foi uma espécie de primata. Mas teria detalhes
anatômicos que não existem em nenhum animal que conhecemos
hoje. (…) Nosso ancestral comum (…) acabou dando origem a duas linhagens
distintas (provavelmente em virtude de mudanças climáticas e outros fatores
ambientais). Uma delas seguiu a trilha evolutiva que resultaria nos macacos de
hoje. A outra, contudo, percorreu um caminho diferente, até chegar ao homem
moderno. Ou seja: somos primatas, sim, tanto quanto os chimpanzés. Até nossos
genes são quase os mesmos, 90% iguais. Mas isso não quer dizer que sejamos a
evolução [do macaco]. Tivemos um antepassado em comum, só isso.
(Texto extraído do site da SuperInteressante, acesse em: http://profjr.tk/textoprova1)
Com base no texto, assinale as afirmativas a seguir com
(V)verdadeiro ou (F)falso:
( ) Charles Darwin afirmou que os homens são descendentes diretos
dos macacos.
( ) Tanto os homens quanto os macacos tem um ancestral comum
e pertencem à ordem dos primatas.
( ) O texto afirma que um antepassado comum aos homens e aos
macacos viveu no continente africano há mais de seis milhões de anos.
( ) O texto afirma que chimpanzés e gorilas modernos não
lembram em nada as criaturas que deram origem ao homem.
( ) Segundo o texto, se pudéssemos ressuscitar a espécie que
deu origem tanto aos macacos quanto aos seres humanos,ela teria características que não são encontradas em nenhum
animal moderno.
( ) Apesar de termos um ancestral comum, homens e macacos
não tem nenhuma semelhança, nem mesmo nos seus genes.
8) Em nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à
espécie:
(A) homo sapiens
(B) australopithecus
(C) homo habilis
(D) homo erectus
9) As afirmativas abaixo apresentam características dos
seres humanos que viviam na pré-história. Assinale (P) para aqueles que se
referem ao período Paleolítico e (N) para aqueles que se referem ao Neolítico.
( ) Tornaram-se sedentários, geralmente às margens de rios.
( ) Viviam em bandos, sem constituírem famílias.
( ) Eram nômades e sobreviviam da pesca, coleta e caça de
pequenos animais.
( ) Passaram a domesticar animais que forneciam couro, leite
e carne.
( ) Desenvolveram técnicas agrícolas que permitiram o
aumento da produção.
( ) Produziam instrumentos rústicos de madeira, ossos e
pedras lascadas.
10) Explique o que foi a Revolução Neolítica e como ela
alterou a vida dos seres humanos.
11) Aprendemos que a História está
presente em toda ação que o ser humano realiza, em diversos lugares ao longo do
tempo. Sendo assim, você também faz parte do processo histórico.
a) Conte a história da sua vida. Lembre-se de destacar
somente aquilo que você acha importante compartilhar.
Gabarito
Questão 1:
(C)
(H)
Questão 2:
a) XX
b) XV
c) V
d) XXI
e) XX
f) XIX
Questão 3:
a) Resposta pessoal do aluno
b) resposta pessoal do aluno.
Questão 4: c
Questão 5: a
Questão 6: c
Questão 7:
(F)
(V)
(V)
(F)
(V)
(F)
Questão 8: a
Questão 9:
(N)
(P)
(P)
(N)
(N)
(P)
Questão 10:
O aluno deve citar a descoberta da agricultura e as mudanças trazidas por este evento ao modo de vida dos seres humanos, que tornaram-se sedentários, passaram a criar animais, passaram a conviver nas primeiras formas de sociedade, abrirá caminho para criação das primeiras aglomerações de pessoas e também das primeiras leis. É importante que fique claro que o aluno entendeu o processo gradual de transformação do Paleolítico para o Neolítico.
Questão 11:
Resposta pessoal do aluno.
Fonte:
https://www.professorjunioronline.com/2013/03/prova-e-gabarito-de-historia-6-ano-1.html