Questão 1- A devastação da Mata Atlântica teve início
quando:
a) ( ) os
portugueses começaram as construções de casas e preparar o solo para a
agricultura.
b) ( ) os índios
começaram as construções de casas e preparar o solo para a agricultura.
Questão 2- CERTO ( C ) ou ERRADO ( E )?
a) ( C ) Muitos
recursos naturais amazônicos estão sendo explorados de modo acelerado e sem
controle e em pouco tempo, as reservas poderão se esgotar.
b) ( E ) A matança de
animais, a retirada de madeira e o desmatamento ajudam a manter o solo fértil.
c) ( C ) Se a
vegetação de uma região for retirada poderá causar a erosão.
d) ( C ) O subsolo da
região amazônica é rico em minérios.
e) ( C ) A Mata
Atlântica localiza-se próximo ao litoral ou em trechos montanhosos e chove com
frequência.
f) ( C ) O jacarandá,
o palmito, as orquídeas, as antas, os jacarés e o mico-leão-dourado são plantas e animais
em extinção.
g) ( E ) Quando os
portugueses chegaram ao Brasil, a Mata Atlântica não existia.
Questão 3- Os animais que encontramos na Floresta Amazônica
são:
a) ( ) tucanos,
araras, elefantes e girafas
b) ( ) lontras,
araras, onças-pintadas e piranhas
c) ( ) rinocerontes,
girafas e ursos polares
Questão 4- Leia os seguintes textos:
Texto I - Os
cerrados
Essas terras planas do planalto central escondem muitos
riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas
águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em
várias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de
cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.
Texto II - Os Pantanais
O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive.
Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das
paisagens e do mais lindo pôr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal é um
santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando
para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: “O Pantanal
parece com o mundo no primeiro dia da
criação.”
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
Os dois textos descrevem:
a) ( ) belezas
naturais do Brasil Central.
b) ( ) animais que habitam os pantanais.
c) ( ) problemas que afetam os cerrados.
d) ( ) rios e cachoeiras de duas regiões.
Questão 5- Alguns animais e plantas estão ameaçados de
extinção:
a) ( ) por causa da
falta de abrigo
b) ( ) por causa da
falta de água e alimentos
c) ( ) por causa da
pesca e da caça ilegais
Questão 6- Qual bioma que ocupa a faixa litorânea do
território brasileiro?
a) ( )
Caatinga
b) ( )
Cerrado
c) ( )
Amazônia
d) ( )
Mata Atlântica
Questão 7- . A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se
estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies
litorâneas. São características dessa floresta, EXCETO:
a) ( ) Apresentar
grande diversidade de plantas e animais.
b) ( ) Proporcionar
abrigo para animais em extinção.
c) ( ) Possibilitar
o desenvolvimento do turismo.
d) ( ) Apresentar
baixa quantidade de espécies e de indivíduos.
Questão 8- Na flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores como preás etc. O texto refere-se:
a)( ) às caatingas.
b)( ) aos campos.
c)( ) aos estepes.
d)( ) às savanas.
e) ( ) aos desertos
Questão 9- Assinale a(s) alternativa(s) que relaciona(m)
corretamente os biomas brasileiros com a fauna e vegetação correspondentes.
Bioma - Fauna - Vegetação
(01) ( ) Caatinga - Onça-pintada, pirarucu - Peroba, mogno
(02) ( ) Cerrado - Gralha-azul, mico-leão - Samambaiaçu, erva-mate
(04) ( ) Floresta
Amazônica Peixe-boi, preguiça
- Seringueira, guaraná
(08) ( ) Mata Atlântica Mico-leão-dourado, suçuarana Pau-brasil, jequitibá
(64) ( ) Pantanal - Veado-catingueiro, sagui-preto Babaçu, carnaúba
Questão 10 – Leia a notícia abaixo:
Extinção em série na Mata Atlântica Nordestina.
A caça
indiscriminada de aves e mamíferos que se alimentam de frutos ameaça a extinção
de 34% das espécies de árvores, no que resta da Mata Atlântica ao Norte do Rio
São Francisco. De Alagoas ao Rio Grande do Norte, das 427 espécies de árvores
típicas da região, 305 dependem de animais como pássaros e mamíferos para ter
suas sementes espalhadas. Mas o efeito dominó não pararia nas árvores. Com
tantas espécies a menos, o solo perderia proteção. Além disso, muitos outros
seres vivos dependem dessas árvores.
Adaptado de “Jornal O Globo”, de 02/03/2000
As árvores correm risco de extinção devido:
a) ( ) ao solo
desprotegido, pois o desaparecimento das árvores facilita a caça de aves e
mamíferos.
b) ( )à caça de
aves e mamíferos que se alimentam de frutos, já que o desaparecimento das
árvores deixa o solo e outros seres vivos desprotegidos.
c) ( ) à caça de aves e mamíferos que se alimentam
de frutos, visto que o desaparecimento das árvores faz com que suas sementes
sejam espalhadas.
d) ( ) às suas sementes serem espalhadas por aves e
mamíferos, porque o desaparecimento das árvores deixa o solo e outros seres
vivos desprotegidos.
Questão 11-
A tirinha faz uma crítica:
a) ( ) à destruição
ambiental do planeta;
b) ( ) à caça aos
animais no Pantanal;
c) ( ) à extinção
dos pássaros nas florestas;
d) ( ) à poluição das águas no Pantanal;
e) ( ) ao desmatamento do Pantanal.
Questão 12- O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza
por ser uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa
que corresponde aos estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) ( ) Goiás e Mato Grosso
b) ( ) Bahia e Minas
Gerais
c) ( ) Pará e
Amazonas
d) ( ) Mato Grosso e
Mato Grosso do Sul
e) ( ) Rio Grande do
Sul e Santa Catarina
Questão 13- Gigante das águas
Na região
amazônica vive o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.
Ele pode chegar a
3 metros de comprimento e pesar 200 kg. Carnívora, a espécie possui um ciclo de
vida longo, só se reproduzindo a partir do quinto ano de vida.
Durante muito
tempo, o peixe foi capturado em quantidades acima do limite para o consumo da
carne, muito apreciada na região. Como resultado, a espécie entrou em perigo de
extinção.
A causa do pirarucu
estar em perigo de extinção deve-se:
a) ( ) a seu longo
ciclo de vida.
b) ( ) ao seu
tamanho e ao seu peso.
c) ( ) ao fato de se reproduzir a partir do quinto
ano de vida.
d) ( ) à sua captura acima do limite para o consumo
da carne-
Questão 14- Leia o texto para responder à questão.
Floresta Amazônica
Um imenso tapete
verde formado por árvores. É assim que se vê a Amazônia do céu.
Mas se formos
chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho para não assustar
ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali moram onças,
macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores raras. Ali
existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza
natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo que existe na Amazônia!
São milhões de
espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro único no mundo. Isso sem
falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os índios, com quem não
cansamos de aprender.
No trecho “Isso sem falar na cultura dos primeiros
habitantes da floresta, os índios...”, o termo sublinhado refere-se:
a) ( ) a toda a
riqueza natural da Amazônia.
b) ( ) à parte da
floresta que pode ser vista.
c) ( ) às
diferentes espécies de aves.
d) ( ) aos rios
enormes, cheios de peixes.
Questão 15- São
exemplos de animais ameaçados de extinção no Brasil:
a) ( )
mico-leão-dourado, jacaré-de-papo-amarelo, baleia-jubarte e capivara.
b) ( )
mico-leão-dourado, cervo-do-pantanal, baleia-jubarte e veado campeiro.
c) ( )
cervo-do-pantanal, tucano, gavião-pomba e peixe-boi.
d) ( ) ararinha-azul, mico-leão-dourado, raposa e
periquito-rei.
e) ( ) jaburu,
lobo-guará, mico-leão-dourado e veado-campeiro.
Questão 16- Observe as sequências de alimento que ocorrem no
Pantanal:
plantas -----» peixes pequenos------ » piranhas ------»
jacaré
capim------ » capivara » -------onça-pintada
O que você acha que pode acontecer com as piranhas e com as
capivaras se forem eliminados o jacaré e a onça-pintada?
Provavelmente vão se reproduzir e aumentar o número de elementos nessa comunidade, já que não haverá o animal para os consumir nessa cadeia alimentar.
Questão 17- Leia o texto e responda à pergunta.
"Macaco-louro é achado”
Uma espécie de macaco-prego da mata atlântica
que há muito tempo não era vista, foi encontrada por pesquisadores no Nordeste.
Eles estavam em cativeiro (presos em casas das pessoas).
Por ter a pelagem clara, ficou batizado como macaco-louro,
mas seu nome científico é 'Cebus flavius'.
Dois casais da
espécie encontrada estão no Centro de Conservação da Fauna do Zoológico de São
Paulo. A bióloga Cecília Kierulff diz que lá eles serão estudados. 'É preciso
saber se estão saudáveis, qual o seu cardápio e verificar como é a reprodução
deles, para que procriem'. E talvez no futuro, eles possam voltar à
natureza."
("Folha de São Paulo", Folhinha, 5/8/06)
Marque a alternativa correta quanto ao texto dado.
a) ( ) A espécie de
macacos foi encontrada por pesquisadores nordestinos.
b) ( ) As pessoas
que estavam de posse dos macacos os chamavam por seu nome científico, 'Cebus
flavius'.
c) ( ) Os macacos já
têm um tempo definido para voltar à natureza.
d) ( ) Os macacos de
origem nordestina terão problemas de adaptação em São Paulo.
e) ( ) O objetivo de manter os macacos no Zoológico
é o estudo sobre eles.
Questão 18- Assinale o ambiente que possui maior
biodiversidade:
(A) ( ) centro
urbano.
(B) ( ) bairro
residencial.
(C) ( ) campo
cultivado.
(D) ( ) floresta.
Questão 19- O que são BIOMAS?
a) ( ) são os
animais de uma região
b) ( ) são as
plantas de uma região
c) ( ) são as
paisagens naturais de uma região
Questão 20 - Observe a imagem e responda corretamente: este
ecossistema apresenta:
(A) ( ) O Campo
Cerrado, com arbustos de pequeno porte, aves como tuiuiús e
cupinzeiros que servem de alimentos para os tamanduás.
(B) ( ) A Mata
Atlântica, berço de uma densa vegetação, com vários animais e
abundância de água doce e luz solar.
(C) ( ) O Manguezal,
berço do jacaré, do mangue vermelho e das aves que dependem da mistura da água
doce com a água salgada.
(D)( ) O Pantanal Mato-grossense, com rica rede de
rios, berço dos tuiuiús e
capivaras, da mata ciliar e dos jacarés que dependem do
nível das águas doces, o qual se modifica ao longo dos meses.
Questão 21- Leia o texto:
“A cada dia sendo mais empurrada para fora de seu habitat, a
capivara está vivendo mais próxima das áreas urbanas. E, com fácil adaptação,
esse roedor tem invertido a realidade dos animais silvestres, se multiplicando
de forma acentuada em algumas regiões no estado de São Paulo que já virou
objeto de pesquisa científica. Há suspeitas de que a proliferação das capivaras
estaria provocando surtos epidemiológicos de febre maculosa.”
Fonte: D.Rocha. Portal Fauna Brasil, 12 out. 2006
O texto informa a invasão das capivaras em áreas urbanas. Os
fatores que podem
ser relacionados a esta invasão e à perda da qualidade de
vida da população são:
(A) ( ) O
desmatamento, a falta de predadores naturais e as doenças transmitidas à
população.
(B) ( ) A caça
predatória, a ocupação desordenada do ecossistema natural e as
doenças transmitidas à população.
(C) ( ) A adaptação
ao mesmo ecossistema e a participação na vida da população
local.
(D) ( ) O
desmatamento, a adaptação ao mesmo ecossistema local e a manutenção da boa
qualidade de vida.
Fonte: http://cienciascomdeka.blogspot.com/2012/05/escola-municipal-d.html
Fonte: http://cienciascomdeka.blogspot.com/2012/05/escola-municipal-d.html