9 de julho de 2013

Exercícios - Expansionismo marítimo-comercial

1) O mercantilismo, política econômica praticada pelos monarcas europeus na época moderna, teve como característica, a(o):
(A) liberdade de comércio.
(B) estimulo às importações de manufaturados.
(C) manutenção da balança comercial favorável.
(D) estímulo à agricultura.

2) São características do mercantilismo:
(A) livre cambismo, fomento às indústrias, balança comercial favorável.
(B) fomento às indústrias, tarifas protecionistas, metalismo, leis de mercado.
(C) livre cambismo, pacto colonial, intervencionismo estatal.
(D) comercialismo, tarifas protecionistas, intervencionismo estatal.

3) O “Bulionismo” ou entesouramento caracterizava a prática mercantilista do início dos tempos modernos. Tal prática pode ser entendida como:
(A) a exclusividade econômica garantida pelas metrópoles no comércio colonial.
(B) a disposição dos europeus em defender seus interesses econômicos por meio de sucessivos tratados.
(C) a intenção das nações ibéricas no sentido de liderar uma unificação econômica europeia.
(D) a disposição de procurar e acumular metais preciosos..

4) O expansionismo marítimo comercial e colonial da Europa relaciona-se diretamente com o Estado Absolutista. Essa relação pode ser descrita da seguinte maneira:
(A) A expansão marítima europeia foi um dos fatores de origem do aparecimento de governos centralizados e, portanto, responsável pela formação das primeiras monarquias nacionais.
(B) O Estado centralizado foi um pré-requisito para a expansão marítima europeia e esta, por sua vez, agiu como fator de fortalecimento do poder do Estado.
(C) A expansão marítima europeia foi a forma encontrada pela burguesia em crescimento para colocar suas atividades econômicas fora do Estado Absolutista.
(D) O Estado Moderno só teve condições de iniciar a expansão marítima, quando a burguesia se tornou a classe hegemônica política e economicamente

5) Na expansão da Europa, a partir do século XV, encontramos intimamente ligados à sua história:
(A) a participação da Inglaterra nesse empreendimento, por interesse exclusivo de Fernando de Aragão e Isabel de Castela, seus soberanos na época.
(B) a descoberta da América, em 1492, anulou imediatamente o interesse comercial da Europa com o Oriente.
(C) o tratado de Tordesilhas, que dividia as terras descobertas entre Portugal e Espanha, sob fiscalização e concordância da França, Inglaterra e Holanda.
(D) o pioneirismo português.

6) Entre as consequências da Expansão Marítima, NÃO encontramos:
(A) a formação do Sistema Colonial
(B) o desenvolvimento do eurocentrismo
(C) a expansão do regime assalariado da Europa para a América
(D) início do processo de acumulação de capitais, impulsionando o modo de produção capitalista

7) Sobre a expansão ibérica do século XV, leia as afirmativas abaixo:
I. A expansão marítima – colonizadora portuguesa do século XV foi influenciada pela cultura medieval, que afirmava a existência de lugares paradisíacos na Terra.
II. A empresa colonial envolvia: o caráter mercantil da burguesia, o espírito belicista da nobreza, o interesse do Estado moderno absolutista e o velho ideal cruzadista.
III. A circulação das riquezas oriundas das colônias ibéricas não despertou o interesse dos reinos da França, Holanda e Inglaterra que passaram a aprovar a validade do Tratado
de Tordesilhas e a investir em outras regiões.
IV. A emergência de outras potências marítimo-comerciais forçou Portugal a redefinir sua política colonial. Diminuiu-se a ênfase no comércio com as Índias e valorizou-se a colônia brasileira, ameaçada pelas frequentes expedições francesas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
(A) I, II e III
(B) I, II e IV
(C) II, III e IV
(D) I, III e IV

8) Qual era o nome dado ao principal tipo de produto buscado pelos europeus durante o processo de Expansão Marítima? Dê quatro exemplos.

9) Cite quatro exemplos de instrumentos navais utilizados pelos portugueses durante a Expansão Marítima.

10) O que foi o chamado Périplo Africano?

Respostas:

8) Especiarias, como: cravo, canela, noz-moscada, pimenta.
9) Astrolábio, quadrante, bússola e balestilha.
10) Périplo africano foi a estratégia portuguesa que aconteceu no século XV e XVI para encontrar uma nova rota marítimo-comercial que ligasse a Europa às Índias (conjunto de terras no oriente) durante o período das grandes navegações. Essa estratégia consistia em dar a volta pelo sul da África para viajar em direção ao oriente (Índias). Esta rota é um resultado da expansão ultramarina de Portugal ao ver-se que com a construção de um estado moderno Portugal tornou-se um pioneiro das navegações.

5 de julho de 2013

Exercícios de História -Império - 8º ano

1) Do ponto de vista político, podemos considerar o Período Regencial como
a) um período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da escravidão e descentralização política, foram amplamente atendidas.
b) uma transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840.
c) uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições das elites, classe média e camadas populares.
d) uma etapa marcada pela estabilidade política, ou seja, sem conflitos, já que a oposição ao Imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na Regência.

2) O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo
a) uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões provinciais.
b) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento econômico e social.
c) a melhor saída para impedir que o Partido Liberal dominasse a política nacional.
d) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravidão.

3)  A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.
 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai)
Para a guerra contra o Paraguai, os países que se uniram para formar a Tríplice Aliança foram
a) Brasil, Argentina e Inglaterra
b) Brasil, Argentina e Uruguai
c) Brasil, Uruguai e Bolívia
d) Argentina, Uruguai e Bolívia.

4) O historiador Caio Prado Júnior, escrevendo sobre a revolta dos cabanos, assim se expressou: “É ela um dos mais, senão o mais notável movimento popular do Brasil. É o único em que as camadas mais inferiores da população conseguem ocupar o poder de toda uma província com certa estabilidade. Apesar de sua desorientação, apesar da falta de continuidade que o caracteriza, fica-lhe contudo a glória de ter sido a primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada efetiva do poder.”(Evolução Política do Brasil, 1979).
A Revolta dos Cabanos, acima descrita por Caio Prado e popularmente conhecida por Cabanagem, ocorreu na
a) Província do Maranhão.
b) Província de Minas Gerais.
c) Província de São Paulo.
d) Província do Grão-Pará.

6) Observe a figura;

A pintura de Juan Manuel Blanes retrata sua visão sobre
a) a Independência do Brasil.
b) a chegada dos imigrantes europeus.
c) a Guerra do Paraguai.
d) a Balaiada

7) Os restauradores, um dos grupos políticos do período regencial, defendia
a) a proclamação de uma república.
b) a volta de D. Pedro I ao poder.
c) a escolha do Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos
d) a liberação das exportações para a China.

8) Por ser o herdeiro de menor idade, a abdicação de D.Pedro I, em 1831, resultou na formação de governos regenciais que, até 1840, enfrentaram inúmeras dificuldades para manter a integridade territorial do Império. Entre as várias rebeliões irrompidas nas províncias, a ocorrida no Maranhão notabilizou-se pela diversidade social dos insurgentes, entre os quais não faltaram escravos e quilombolas.
Assinale a opção que identifica corretamente a revolta mencionada acima.
a) Cabanagem
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Revolta dos Malês

9) A imagem abaixo retrata um italiano que lutou na Revolução Farroupilha e na Unificação Italiana.
Essa imagem é de
a) D. Pedro II
b) Karl Marx
c) Giuseppe Garibaldi
d) Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira

10) Durante as primeiras décadas do Império, a Bahia passou grande agitação política e social. Ocorreram várias revoltas contra a permanência de portugueses que haviam lutado contra os baianos na Guerra da Independência. Entre as revoltas a que o texto se refere pode-se destacar, a
a) Farroupilha
b) Balaiada
c) Cabanagem
d) Sabinada

Fonte: Professor Inácio Alcântara

2 de julho de 2013

Exercícios de História do Brasil - 9º ano

1) Considere a charge sobre a propaganda governamental no Brasil.
 A charge acima está relacionada com
a) os "50 anos em 5" do governo JK.
b) a austeridade do governo Jânio Quadros.
c) o ufanismo do governo Médici.
d) o pacote de abril do governo Geisel.

2) Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda de nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como: Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Sobre o bipartidarismo que ocorria no Brasil até então, sabemos que
a) a ARENA fazia oposição ao governo militar.
b) a ARENA era o partido que apoiava os militares, enquanto o MDB era a oposição.
c) o MDB e a ARENA eram partidos aliados dos militares.
d) ambos os partidos se opunham à Ditadura Militar.

3) Juscelino Kubitschek e Emílio G. Médici são duas figuras representativas das décadas de 1950 e 1970. Essas duas décadas correspondem, respectivamente, aos seguintes contextos políticos no Brasil:
a) estatismo e liberalismo.
b) privatismo e populismo.
c) agrarismo e caudilhismo.
d) desenvolvimentismo e autoritarismo.

4) Em seu discurso, ao lançar o plano econômico, o presidente descreveu a inflação como inimigo público número um. O plano obteve imediato apoio da população e, da noite para o dia, o presidente e o ministro Funaro se tornaram heróis nacionais. O povo entrava nos supermercados, verificava os preços e denunciava os gerentes quando notava que algum produto havia sido remarcado irregularmente.
O texto acima refere-se ao Plano
a) Verão
b) Cruzado
c) Collor
d) Bresser

5) "Os nossos 'heróis' são os jovens que cresceram deixando o cabelo e a imaginação crescerem. Eles amavam os Beatles e os Rolling Stones, protestavam ao som de Caetano, Chico ou Vandré, viam Gláuber e Godard (...)"
VENTURA, Zuenir, 1968 - O Ano que Não Terminou. Ed. Nova Fronteira, 25 ed., R.J., 1988, p. 15.
O ano de 1968 foi de grande efervescência e marcou toda uma década. No Brasil, naquele ano, vivíamos
a) a crítica ao "milagre econômico" brasileiro, provocado por um desenvolvimento dependente e baseado em estruturas pouco sólidas.
b) um verdadeiro clima de guerra interna, provocada pelo acirramento da ditadura Médici e o apogeu da luta armada no país.
c) os efeitos da política de distensão iniciada pelo general Geisel e o desejo de redemocratização do Brasil expressado numa grande campanha pelas eleições diretas.
d) um período de significativo aumento da oposição ao regime militar, com passeatas e manifestações desencadeadas, sobretudo, pelo movimento estudantil.

6) Período áureo da ditadura militar entre 1968 a 1973, quando a economia brasileira cresceu 11% ao ano em razão de alguns fatores como: arrocho dos salários, grandes investimentos estatais, baixas taxas de juros, grande endividamento externo, participação das multinacionais etc. Esse período denominou-se
a) Plano de Metas.
b) Plano Real.
c) Encilhamento.
d) Milagre Brasileiro.

7) O Movimento “Diretas Já”, que promoveu em 1984 uma intensa mobilização popular a favor da eleição direta para Presidente da República, teve como resultado imediato
a) a eleição direta de um governo popular e democrático, chefiado por José Sarney.
b) a eleição do candidato da oposição, Tancredo Neves, pela via indireta.
c) a anti-candidatura de Ulysses Guimarães e a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
d) a não realização de eleições presidenciais, nem de forma direta nem indireta.

8) Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República pelo PMDB. A respeito da chamada Transição Democrática, é correto afirmar que
a) o governo de Tancredo Neves foi marcado por uma grande instabilidade política que levou à renúncia do presidente e à posse de seu vice, José Sarney.
b)Tancredo Neves foi eleito presidente de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como vice José Sarney, ex-presidente do PDS, partido que apoiava o Regime Militar.
c) Em torno de Tancredo Neves formou-se a Aliança Democrática, que reunia o PMDB e dissidentes do PDS, entre os quais José Sarney e Paulo Salim Maluf.
d) A candidatura de Tancredo Neves contou com o apoio oficial de todos os partidos de oposição, isolando completamente os colaboradores do Regime Militar.

9) Em 1989 os brasileiros voltaram a escolher seu presidente pelo voto direto, depois de trinta anos. O presidente eleito não terminou o seu mandato, pois sofreu um processo de “Impeachment”. E em seu lugar assumir o vice presidente Itamar Franco.
a) Luis Inácio Lula da Silva.
b) Fernando Henrique Cardoso.
c) José Sarney.
d) Fernando Collor de Mello.

10) O final da Ditadura Militar no Brasil (1964/1985) foi marcado por um movimento popular e político-partidário que aglutinou diversas forças políticas durante o seu processo. Foi um movimento que levou milhares de pessoas às ruas conclamando a redemocratização do Brasil. Esse movimento ficou conhecido como
a) Movimento dos "Cara Pintada".
b) Movimento pelas Diretas-Já.
c) Greves do ABC paulista.
d) Guerra de Canudos.

11) Observe o gráfico a seguir:
Analisando o gráfico, observa-se que
a)com a implantação do plano real, a inflação manteve-se, durante a segunda metade da década de 90, em níveis bastante baixos.
b) com a implantação do plano real, houve um aumento significativo da inflação.
c) no início da década de 90, praticamente não existia inflação.
d) em 1995, a inflação atingiu absurdos 2700 pontos percentuais no ano.

12) Leia o trecho da música “Pra não dizer que não falei das flores”:
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção (...)
O contexto histórico em que estava inserido a canção era
a) a Guerra Fria, entre os EUA e a URSS.
b) as eleições presidenciais de 1989.
c) o período da ditadura militar, onde essa canção tornou-se um hino.
d) a campanha das Diretas Já, onde a mobilização foi grande entre os brasileiros.

13) O primeiro presidente militar, eleito indiretamente em 11 de abril de 1964 foi
a) Castelo Branco.
b) Costa e Silva.
c) Garrastazu Médici.
d) João Figueiredo

14) O Ato Institucional nº 5, AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva, foi a expressão mais acabada da ditadura militar brasileira (1964-1985). Vigorou até dezembro de 1978 e produziu um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros. resumidamente, podemos que o AI-5
a) determinou o fim do regime militar no Brasil.
b) foi o instrumento que deu ao regime poderes absolutos e cuja primeira consequência foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano.
c) implantou as eleições indiretas para presidente no Brasil.
d) não foi um instrumento utilizado pelos militares na repressão aos que não apoiavam o regime que vigorava no Brasil.

15) O Ministro da Fazenda que implantou o plano real em 1994, que sucedeu Itamar Franco na presidência da república foi
a) José Serra
b) Luis Inácio Lula da Silva
c) Fernando Henrique Cardoso
d) José Sarney

Fonte: http://inacioalcantara.blogspot.com/2012/10/prova-historia-9-ano-dezembro-2011.html

RESPOSTAS:
1 C; 2 B; 3 D; 4 B; 5 D; 6 D; 7 B; 8 B; 9 D; 10 B; 11 A; 12 C; 13 A; 14 B; 15 C

Estados Unidos - Recursos minerais

1. Os Estados Unidos são grandes produtores de fontes de energia. Produzem 16% do petróleo, 25% do gás natural e 19% do carvão extraídos no mundo. Represente no gráfico abaixo a produção energética dos Estados Unidos em relação à produção mundial.
a) Pinte de vermelho a parte correspondente aos Estados Unidos.
b) Pinte de verde a parte correspondente aos demais países.
c ) Use as mesmas cores para pintar a legenda .


Observe e mapa o completa como lacunas :

2. O estado norte - americano onde encontram as maiores reservas de petróleo de gás natural é o  _______________
3. As grandes áreas de exploração de carvão mineral nos Estados Unidos distribuem-se pela região dos __________________________________________________
4. Os estados de Montana e Wyoming, situados na porcão norte dos Estados Unidos, possuem jazidas de _____________________________ ________________, e de ______________________
5. O estado que possui reservas de bauxita é o _______________________________
6. Próximo aos Grandes Lagos são encontradas reservas de _______________  e de ________________, o que favorece o desenvolvimento da indústria siderúrgica na região .
7. Na região das montanhas Rochosas, situadas na parte oeste dos Estados  Unidos, encontram-se as grandes reservas de _____________, _______________, ____________, ____________, ______________ e __________.

8. Indique a localização das reservas carvão mineral e ferro dos Estados Unidos, escrevendo nos parenteses correspondentes os números :
( 1 ) Carvão mineral
( 2 ) Ferro
(    ) Montes Apalaches
(    ) Área próxima ao lago Superior
(    ) Estado de Montana, nas montanhas Rochosas
(    ) Estado de Illinois, junto ao lago Michigan
(    ) Estado do Alasca

9. Escreva o nome dos estados localizados na região das montanhas Rochosas, onde se encontram as reservas dos seguintes minerais :
a) Cobre : _______________, e _______________ _______________
b) Chumbo e zinco: _______________e _______________
c) Urânio : _______________, _______________, _______________ e _______________

Gabarito :
1.
2. Texas
3. Montes Apalaches
4. Petróleo, gás natural e de carvão mineral
5. Missouri
6. ferro e carvão mineral
7. Cobre, zinco, chumbo, urânio, ouro e prata
8. 1-2 - 1 - 1-1
9.a) Montana, Utah e Arizona
b) Montanha e Colorado
c) Novo México, Arizona e Colorado.

Fonte: Geografia Fundamental
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa