6 de outubro de 2020

Industrialização brasileira

 

A indústria é a atividade econômica que consiste na transformação de matérias-primas em produtos para o consumo ou para outras indústrias.

Atualmente existe uma descentralização da indústria brasileira para outras regiões do país, que atraem indústrias pelos incentivos fiscais. No entanto, é possível observar pelo mapa que a industrialização do Brasil se encontra irregularmente distribuída pelo território brasileiro estando, ainda, concentrada na região Sudeste e na região Sul.

A doutrina econômica que vigora no Brasil e no mundo é o neoliberalismo, com pouca participação do Estado na industrialização em função das privatizações das empresas estatais nos anos 1990.


Histórico
- 1500 - 1808 - Industrialização proibida pela Coroa Portuguesa.
- 1808 - 1930
- 1808 - Abertura dos portos para as "nações amigas".
- Surgimento de pequenas indústrias.
- Entrada de produtos ingleses.
- Mercado de consumo pequeno.
- Mão de obra escravizada.
- 1888 - Abolição da escravatura.
- Mercado consumidor começa a crescer.
- Mão de obra assalariada.
- 1930 - 1956 - Revolução Industrial Brasileira.
- 1930 - Getúlio Vargas assume a presidência.
- Termina a política do café com leite.
- Apoiado pela burguesia brasileira Getúlio Vargas incentiva industrialização.
- Processo de "substituição de importações".
- Criação das indústrias de base com capital estatal.
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
- Mineradora Vale do Rio Doce.
- Petrobrás.
- A industrialização de base, com capital estatal, dá sustentação para as indústrias de bens de consumo.
- 1956 até os dias atuais - Internacionalização da economia.
- 1956 - 1980
- 1956 - Juscelino Kubitschek assume a presidência.
- Multinacionais se instalam no Brasil.
- Tripé econômico 
   *Capital estatal - infraestrutura
   *Capital privado nacional - indústrias de bens de consumo não duráveis
   *Capital privado estrangeiro - indústrias de bens de consumo duráveis - 
                                  Indústria automobilística
- Rodoviarismo.
- Crescimento das indústrias de bens de produção e de bens de consumo.
- Concentração industrial na região Sudeste.
- Destaque para São Paulo e Rio de Janeiro.
- Década de 1980 - Década perdida.
- Grande concorrência internacional.
- Inflação alta e baixo poder de consumo.
- Pouca produção interna.
- Década de 1990 
- 1990 - Fernando Collor assume a presidência.
- Abertura econômica ao exterior - capital estrangeiro muito forte no Brasil.
- Tarifas alfandegárias diminuem.
- 1995 - Fernando Henrique Cardoso assume a presidência.
- Neoliberalismo.
- Privatizações das empresas estatais.
- Plano Real - moeda estável.
- Atualmente
- Pouca participação do Estado na industrialização.
- Descentralização industrial.
- Outras regiões do Brasil atraem indústrias através dos incentivos fiscais.


5 de outubro de 2020

Mercado consumidor


O mercado é formado por vendedores e compradores, em que se estabelece uma relação entre oferta e procura por um produto ou serviço. De forma ampla, pode-se afirmar que toda situação de compra e venda caracteriza um mercado.

Considera-se como mercado consumidor um grupo de pessoas (homens, mulheres, adultos e crianças) ou organizações (instituições públicas ou empresas privadas), que está à procura dos bens ou serviços que um negócio tem a oferecer. São todas as pessoas que têm poder de compra.

É formado pelos possíveis compradores (público-alvo) de uma mercadoria ou utilizadores de um serviço.

Fonte: https://www.ignicaodigital.com.br/entenda-o-significado-de-mercado-consumidor/

Empresa multinacional

 

Empresa multinacional ou transnacional, segundo o texto "A empresa multinacional", é a definição de uma grande corporação capitalista, em geral organizada como conglomerado, que passou a instalar filiais em vários países além do território nacional em que se originaram. A maioria das transnacionais está sediada em países desenvolvidos, mas hoje também há muitas oriundas de países emergentes. Vale lembrar que muitas delas, especialmente as da China e as de outros países emergentes, são empresas estatais.

As transnacionais se expandiram pelo mundo, sobretudo após a Segunda Guerra, em busca de custos menores de produção e de novos mercados consumidores; daí se instalarem, sobretudo, em países de industrialização recente com grande contingente populacional, como é o caso da China, do Brasil, do México, etc. É nos países desenvolvidos, onde estão os maiores mercados consumidores, que houve intensa troca de filiais de empresas transnacionais. Hoje esse processo continua se expandindo e mesmo países mais pobres, inclusive da África, da Ásia e da América Latina, também têm recebido filiais de transnacionais, originadas de países emergentes.

Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2 ed. São Paulo: Scipione. 2017.

4 de outubro de 2020

Internet banda larga

Internet Banda Larga é o nome dado a qualquer conexão rápida e permanente à internet. Pode ser entregue por cabo, satélite, celular, fibra óptica e ADSL ("Linha Digital Assimétrica para Assinante"). A ADSL é a mais popular.

A Internet Banda Larga permite que os usuários possam baixar arquivos online, assistir vídeos nas plataformas de streaming, ouvir musicas ou rádios online, fazer ligações, enviar e-mails, subir arquivos para a nuvem, entre outras coisas, de forma mais rápida e eficaz.

Antes da internet banda larga, o acesso à internet era alcançado através das conexões em dial-up (conexão discada) de banda estreita, muito lentas para os padrões atuais.

Fonte: https://konnet.com.br/blog/internet-banda-larga-o-que-significa
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa