12 de setembro de 2019

Precipitações superficiais

O nevoeiro, o orvalho e a geada representam as precipitações superficiais, também chamadas de condensações superficiais. 

Nevoeiro (ou neblina): é a umidade que se condensa próxima ao solo. São gotículas de água muito pequenas e que ficam em suspensão numa camada de ar  próxima da superfície da Terra. Forma-se quando o ar quente e úmido, em contato com o solo frio ou com superfícies líquidas, perde calor e se condensa. Ocorre em noites de céu limpo, ventos fracos  e umidade relativa do ar acima de 90%.
O nevoeiro é uma nuvem com base em contato com o solo.
Por convenção internacional, usa-se o termo nevoeiro quando a visibilidade horizontal no solo é inferior a 1 km; quando a visibilidade horizontal do solo é superior a 1 km, a suspensão é denominada neblina.
Imagem: Pixabay
Orvalho: O orvalho é o resultado da condensação do vapor de água presente no ar, em forma de gotículas, quando entra em contato com superfícies com temperatura mais baixa. Ao entrar em contato com o solo frio, o vapor de água passa para o estado liquido, que é o orvalho.
Imagem: Pixabay
Geada: é a deposição de cristais de gelo que ocorre quando a temperatura é inferior a 0ºC. Se o resfriamento do ar for muito intenso e rápido, o vapor de água passará diretamente para o estado sólido. O orvalho congelado é a geada.
Imagem: Pixabay
Livro: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 1. São Paulo: Ática, 2017.
Fonte(internet):
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/precipitacoes.php
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/formas-de-precipitacao/42231
https://www.climatempo.com.br/noticia/2016/05/12/o-que-e-o-nevoeiro--2190
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/orvalho.htm
https://geografiacriticanaveia.wordpress.com/precipitacoes/
https://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap6/cap6-1-2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa