15 de outubro de 2019

Os aquíferos do Brasil

No estudo anterior sobre o tema águas nos continentes, estudamos as águas continentais superficiais: os rios e os lagos, lagoas e lagunas. Hoje, vamos estudar as águas continentais subterrâneas do Brasil.
As águas subterrâneas são aquelas que se infiltram no solo após as precipitações. Entre as rochas que formam os solos existem espaços vazios, os poros, que são ligados entre si. Absorvida pelo solo, que funciona como uma esponja, a água, graças a força da gravidade, passa por esses poros e atinge camadas mais profundas, armazenando-se em um reservatório, onde circula lentamente.

Os aquíferos são reservatórios subterrâneos, localizados a centenas de metros de profundidade e contêm enorme volume de água (centenas de milhares de km³). Em geral, eles apresentam água apropriada para o consumo, no entanto, os lençóis freáticos que ocorrem próximo à superfície, podem estar contaminados por  toxinas provenientes tanto da agricultura como das indústrias.
Os aquíferos no Brasil

Mapa 1 - Representação Esquemática dos Principais Aquíferos Brasileiros

Imagem: Boscardin, Borghetti et al (2004), adaptado de MMA (2003)  

O subsolo do território brasileiro armazena grande quantidade de água, como o Aquífero Guarani (que abrange Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil) o Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA), no subsolo da Amazônia,  que começou a ser estudado em 2009. É considerada a maior reserva de águas subterrâneas do planeta.
Além do Aquíferos Guarani e do Alter do Chão, que são os maiores do mundo, o Brasil tem ainda outras reservas subterrâneas menores: Cabeças, Urucuia-Areado e Furnas.
O Aquífero Guarani se estende por baixo de toda a área ocupada pelos aquíferos Bauru-Caiuá e Serra Geral (ver mapa 1).

Sistema Aquífero Guarani (SAG)
                  
https://www.abrasco.org.br
O Aquífero Guarani é uma enorme reserva de água doce da América do Sul e uma das maiores do mundo. É uma importante reserva estratégica para abastecimento da população e desenvolvimento de atividades econômicas, principalmente por se localizar numa região densamente povoada. Estende-se por uma área de 1,2 milhão de km², no solo de alguns dos países do Mercosul: 71% no Brasil, 19% na Argentina, 6% no Paraguai e 4% no Uruguai.
O Aquífero Guarani possui um volume 39 mil km³ de água.
A formação de grande reserva de água subterrânea, como o Aquífero Guarani, está associada à presença de estrutura geológica sedimentar, onde as rochas têm uma permeabilidade maior.
O aquífero já é intensamente utilizado para abastecimento público, industrial e irrigação, entre outras finalidades, e está localizado numa região de grande concentração populacional e intensa ocupação do solo. Em função disso, suas águas subterrâneas correm sérios riscos de contaminação por uso indiscriminado de agrotóxico, dejeto de animais, esgoto e resíduos industriais presentes nos rios da região e pelo lixo despejado em aterros sanitários.

Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA)
A partir de estudos feitos, a partir de 2009, por pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA), constatou-se que, na região Amazônica, o reservatório subterrâneo conhecido como Alter do Chão é bem mais extenso do que se supunha. Ele engloba, também, trechos de aquíferos mais a oeste, como o Solimões e o Acre (ver mapa 1). Compreende um sistema gigantesco que praticamente se estende no sentido leste-oeste, na mesma direção do rio Amazonas. É chamado de Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA) e tem o volume 3,5 vezes maior que o do Aquífero Guarani, ou seja, são 162.520 km³ de água.


Fonte (livros):
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2017.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. Vol. 1. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.
Fonte (internet):
http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/conferenciaquebraaquifero-amazonia-um-oceano-subterraneo-e-desconhecido/
https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/agua-que-napso-acaba-mais.2019-03-14.4761862162
https://www.mma.gov.br/informma/item/6237-brasil-estuda-aquifero-tres-vezes-maior-que-o-guarani
https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/saude-da-populacao/projeto-de-protecao-da-maior-reserva-de-agua-doce-subterranea-do-mundo-foi-apresentado-no-congresso-mundial-de-saude-publica/113/
https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-os-principais-aquiferos-brasileiros/
https://www.projetae.com/?p=314
https://domtotal.com/noticia/1176094/2017/08/aquiferos-reservas-estrategicas-de-agua-que-podem-salvar-a-humanidade/
http://ronaldomachadodafontoura.blogspot.com/2011/06/principais-aquiferos-do-brasil.html
http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/587503-oceano-subterraneo-descoberto-na-amazonia-ele-e-estimado-em-mais-de-160-trilhoes-de-metros-cubicos
https://thegreenestpost.com/maior-aquifero-do-mundo-fica-no-brasil-e-e-capaz-de-fornecer-agua-para-todo-o-planeta-por-250-anos/?amp&gclid=Cj0KCQjw3JXtBRC8ARIsAEBHg4m-UASD9zwYa_CLO0vu6CJWTi5lwZABD3lzxPeILTqH4OIimSRek4EaAgyZEALw_wcB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa