20 de novembro de 2019

Estrutura etária da população


Entender a  estrutura da população de um país é de grande importância para a elaboração de políticas governamentais e definir o tipo de planejamento que deve ser feito. Exemplificando, uma população com alta taxa de crescimento demográfico terá um maior número de jovens e crianças. Já um país cuja população cresce pouco ou tem crescimento negativo, possui muitos idosos. Esses dados vão se refletir na composição da população ativa, na expectativa de vida e nas necessidades do mercado de trabalho.

Vamos entender o que são pirâmides etárias

A pirâmide etária, ou pirâmide de idades, é um gráfico que aponta o número de habitantes (em números absolutos ou relativos) e sua classificação por sexo e idade. Apresenta dados da população mundial, de um país, estado ou município. Sua análise permite compreender informações referentes à natalidade e à expectativa de vida da população. Observe as pirâmides a seguir.
Pirâmide 1

Imagem: https://www.populationpyramid.net/
Se a pirâmide apresenta um aspecto triangular, como acima,  o percentual de jovens no conjunto da população é alto. A base larga indica que a taxa de natalidade é alta. O topo estreito indica uma pequena participação percentual de idosos no conjunto total da população e que a expectativa de vida é baixa. Alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida caracterizam países com menor nível de desenvolvimento.
Pirâmide 2
Imagem: https://www.populationpyramid.net/
Se a pirâmide não apresentar grande diferença da base ao topo, pode-se entender que a população recenseada apresenta baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida, características de países com maior nível de desenvolvimento, ou seja, economias desenvolvidas e algumas emergentes.

Até a década de 1960, era possível classificar o nível de desenvolvimento de um país observando-se apenas sua pirâmide etária. Os países em desenvolvimento geralmente apresentavam altas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida, caracterizando uma pirâmide triangular. Entretanto, com o intenso processo de urbanização e planejamento familiar, muitos países em desenvolvimento, como o Brasil, passaram a apresentar redução das taxas de natalidade e aumento na esperança de vida.

Em vista disso, não se pode mais apontar as condições de desenvolvimento de um país apenas pelo estudo de sua pirâmide etária. Essa classificação exige um exame mais complexo, que considere vários indicadores sociais e econômicos, como o que é feito pela ONU, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ao analisar  uma pirâmide etária, é necessário refletir a respeito da história da população recenseada, a fim de conhecer a causa de alguma apresentação incomum no gráfico, como o exemplo da pirâmide da Rússia. O país teve muitas mortes de jovens do sexo masculino durante a Segunda Guerra Mundial, com idade aproximada de vinte anos. Nesse período,  a natalidade no país foi pequena. Constata-se isso na irregularidade das barras da pirâmide etária e, especialmente, na diferença entre o número de homens e de mulheres, como se pode verificar na pirâmide abaixo.

Pirâmide 3
Imagem: https://www.populationpyramid.net/
Evolução da pirâmide etária do Brasil
A seguir, vamos analisar a transição demográfica do Brasil
Imagem: Reprodução
A primeira pirâmide (1980) mostra um país com uma grande população jovem,  que precisava de investimentos em saúde, educação, formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
A segunda pirâmide (2000) apresenta um Brasil adulto, que estava reduzindo as taxas de natalidade e com  gradativo  aumento da população de idosos. Necessitava de investimentos em saúde, educação e formação qualificada para o mercado de trabalho.
A terceira pirâmide (2020) mostra uma redução da população, diminuição das taxas de natalidade e um envelhecimento da população adulta em função do aumento da expectativa de vida. O país precisará de investimentos em saúde e em programas assistenciais, já que essa população de idosos encontra-se fora do mercado de trabalho.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Você observou mudanças no comportamento populacional na sua cidade?

Fonte (livro):
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. Vol. 1. São Paulo: Editora Ática, 2017.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Fonte (internet):
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/piramides-etarias.htm
http://www.geografia-ensinareaprender.com/2017/04/estrutura-da-populacao-evolucao-das.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa