23 de novembro de 2019

Você sabe o que é população economicamente ativa?

Obra Operários - Tarsila do Amaral
Imagem: Reprodução
População Economicamente Ativa se refere ao grupo de pessoas que está colocado no mercado de trabalho ou que está procurando se inserir nele com algum tipo de atividade em troca de remuneração econômica. Segundo o IBGE,  as pessoas que fazem parte da PEA são classificadas como populaçãocupada e população desocupada. A primeira classificação se refere às pessoas que possuem algum ofício em um período determinado, que pode ser remunerado, não remunerado, por conta própria ou como empregador. Já a segunda classificação se refere às pessoas que estão desempregadas, mas que estão em busca de colocação no mercado de trabalho.
Segundo estudos, a predominância da população economicamente ativa em um determinado setor da economia, seja ele, primário, secundário ou terciário, é um indicador do grau de desenvolvimento de um país. Se há uma concentração da PEA no setor terciário da economia (prestação de serviços e comércio),em virtude da alta mecanização no campo e na indústria e dos avanços tecnológicos, isso vai caracterizar a economia de países desenvolvidos. Se a maior parte da PEA encontra-se nos setores primário (agricultura, pecuária, extrativismo) e secundário (indústria)  isso caracteriza os países em desenvolvimento. Nesse caso, quando existe uma grande quantidade de trabalhadores no setor terciário ela está inserida no mercado informal. Já os países que apresentam maior parcela no setor primário têm baixa industrialização e  menor nível de desenvolvimento econômico.

Você pode perceber que o tema que estamos tratando tem relação com as migrações, que em boa parte acontecem porque as pessoas que não conseguem colocação na sua própria cidade, estado ou país  saem na busca de sobrevivência em outro local. Embora a maior parte das pessoas fiquem no seu próprio país, mas migram dentro dele em busca de novas oportunidades. Isso acontece muito no Brasil.

O desemprego tem sido um problema que os governos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento precisam resolver. Outra questão é o envelhecimento da população ativa, fato que já começa a acontecer no nosso país.

E você, mora em um município que oferece oportunidades de trabalho para a população?

Você poderá se interessar também:
Estrutura etária da população
Por que as pessoas migram?

Fonte (internet)
https://www.ibge.gov.br/
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-economicamente-ativa-pea.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-conceito-populacao-economicamente-ativa-pea.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/populacao-economicamente-ativa-brasil.htm
https://www.infoescola.com/geografia/populacao-economicamente-ativa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa