21 de novembro de 2019

Novas posturas para uma vida mais sustentável

Para adotar um estilo de vida mais sustentável é preciso, muitas vezes, mudar comportamentos culturalmente arraigados e aceitar novos pontos de vista e novas posturas em relação ao uso dos recursos naturais, como a água, o ar, o solo, entre outros. Esses recursos são essenciais  para a sobrevivência dos seres humanos e das demais formas de vida do planeta.

Uma decisão importante pode ser em relação às formas de como evitar o desperdício de água e energia elétrica. Pequenas ações do nosso dia a dia podem ajudar muito, como  banhos mais curtos, uso de lâmpadas econômicas, utilizar mais a luz natural,  cautela no uso do ar condicionado, já que consome muita energia elétrica. Em relação a água, além do banho curto, é interessante o reúso da água da máquina de lavar roupas e também a captação da água da chuva.

Podemos ser sustentáveis, também,  na forma como limpamos a nossa casa, na escolha de produtos com química menos agressiva ao ambiente.

Você pode separar o lixo, como plásticos, vidros, metal que são reaproveitáveis, de forma que pessoas do seu entorno possam utilizá-los como fonte de renda. Pesquise e veja onde existe cooperativas que fazem a coleta desse material para ser reciclado na sua cidade. Aqui em casa fazemos compostagem com o lixo orgânico.

Andar a pé faz bem e é grátis. Faço isso como rotina de ida e volta do trabalho. Uma opção interessante pode ser a de deixar de  usar o carro um dia por semana, assim você não lança gases tóxicos na atmosfera e ainda economiza combustível. Nas grandes cidades existe a opção do transporte público para quem precisa percorrer grandes distâncias até chegar ao trabalho.

Lembrei de um documentário que a uma aluna me mandou sobre minimalismo. Achei muito interessante o estilo de vida que visa consumir apenas o necessário. De fato, parece que a solução para nos converter em seres mais conscientes do ponto de vista ambiental é  deixar para trás o excesso. Aqui entra a questão do consumo desenfreado, das liquidações que costumamos correr atrás. Consigo agora ficar mais fria em relação a esses apelos, mas já cai em armadilhas de comprar alguma coisa por estar em liquidação e nunca usar. Quem já não passou por isso?

O que você pensa sobre esse assunto? Compartilhe com a gente outras ideias sustentáveis que pratica no seu dia a dia!

Fonte (internet):
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf
https://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf
https://www.significados.com.br/recursos-naturais/
https://escola.britannica.com.br/artigo/recursos-naturais/482012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa