9 de novembro de 2019

Subemprego

Imagem: Reprodução
É todo tipo de trabalho e prestação de serviços remunerados, como o de vendedores ambulantes, guardadores de carros, trabalhadores domésticos sem registro em carteira, boias-frias, etc., que compõem a economia informal, aquela que não aparece nas cifras oficiais, pois não conta com nenhum tipo de registro e não recolhe impostos.
No Brasil, os trabalhadores nessa situação não podem contar com apoio da Previdência Social, nem possuem direitos trabalhistas, como férias, décimo terceiro, etc. Sem registro na carteira, eles não têm direito a FGTS, licença maternidade ou qualquer auxílio do governo em caso de desemprego.

O subemprego também pode ser considerado um trabalho que está abaixo das qualificações do empregado. Pela falta de oferta de empregos para profissionais qualificados, o trabalhador se obriga a ocupar vagas em subempregos.

Geralmente os subempregos têm remunerações muito baixas.

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2016.
Fonte (internet):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Subemprego
https://www.significados.com.br/subemprego/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa