7 de novembro de 2019

Fases do crescimento demográfico


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Em um estudo anterior, vimos que o crescimento demográfico de uma determinada área (seja bairro, cidade, estado, país, grupo de países, continente) está ligado a dois fatores: ao crescimento vegetativo ou natural e ao saldo migratório. O primeiro corresponde à diferença entre nascimentos (natalidade) e óbitos (mortalidade) verificada em uma população; o segundo corresponde à diferença entre a entrada e a saída de pessoas da área considerada. Tendo como referência essas duas taxas, o crescimento populacional poderá ser positivo ou negativo.

As quatro fases do crescimento demográfico

De acordo com a teoria demográfica proposta no século XX por Warren Thompson, os países passam por quatro principais fases de transição demográfica, como se pode observar no gráfico abaixo:
Fonte: https://www.blogs.unicamp.br/cienciapop

* Primeira fase - altas taxas de natalidade e mortalidade, ou seja nascem muitas pessoas, mas também morrem muitas pessoas. O crescimento da população é baixo. É a fase em que a população se encontra no meio rural.
* Segunda fase -  a taxa de natalidade se mantém alta, mas a de mortalidade cai por causa da melhora das condições sanitárias e pelo avanço da medicina. É a fase da explosão demográfica, porque vai haver um grande crescimento populacional. Nessa fase estão muitos países pobres do mundo, como Níger, Somália e Uganda (África) e Haiti (América Central).
* Terceira fase - é a fase da transição demográfica, em que começa a haver a queda das taxas de natalidade. Isso costuma acontecer por causa do êxodo rural, quando se torna muito difícil sustentar famílias numerosas nas cidades e também pelo ingresso das mulheres no mercado de trabalho e pelo uso de métodos contraceptivos. Nessa fase estão alguns países emergentes, como o Brasil, México e Índia.
* Quarta fase - é a fase da estabilidade demográfica, em que as taxas de natalidade e de mortalidade se mantém muito baixas. É a fase do envelhecimento da população em que se encontram a maior parte dos países desenvolvidos, como Japão, Noruega e Suécia.

Poderá existir uma quinta fase?
Observa-se em alguns países do mundo a diminuição da população. Isso é facilmente observado nos dados estatísticos de alguns países da Europa, em que as taxas de natalidade são menores que as taxas de mortalidade.Isso cria um crescimento vegetativo negativo. Na Europa, cita-se como exemplo a Rússia e a Alemanha.

Você poderá gostar também:
Conceitos básicos - População e povo
Conceitos demográficos - Indicadores sociais
Conceitos básicos - Nação e etnia
Teorias demográficas

Fonte (livro):
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Vol. 3. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Fonte (internet):
https://www.coladaweb.com/geografia/crescimento-vegetativo
https://www.blogs.unicamp.br/cienciapop/2019/05/15/thanos-e-sua-solucao-para-o-crescimento-populacional/
https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/12/fases-crescimento-demografico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa