6 de novembro de 2019

Lagoa dos Barros - linda e cheia de mistérios

Por Rodrigo Ferrarezi - Obra do próprio, CC BY 3.0
Recentemente escrevi um post chamado "Cadê a lagoa que havia aqui?", sobre uma lagoa que existiu em Cruz Alta e que foi drenada e aterrada nos anos 1940. Então comecei a fazer buscas na internet para saber mais sobre outras lagoas a fim de ampliar o assunto, até porque estou trabalhando nos primeiros anos as águas continentais superficiais. Minhas buscas focaram em saber mais sobre lagoas localizadas aqui no Rio Grande do Sul, porque gosto de começar pela realidade mais próxima de mim e depois ir ampliando para outros estados do Brasil.


As lagoas costumam ser ótimos lugares para lazer e excelentes  pontos turísticos, principalmente se houver programas de preservação de suas áreas. Então vamos saber mais sobre a Lagoa dos Barros, localizada entre os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha  e que fica às margens da freeway. É uma linda lagoa, ponto turístico pela sua beleza, mas também pelos mistérios, histórias e lendas. Porém,  não tenho certeza se as suas águas são poluídas ou não, porque assim como tive informações que dizem que as suas águas são limpas, também teve fontes que disseram que ela estava imprópria para banho.

A Lagoa dos Barros está em uma área com ventos fortes, tanto que existe um parque eólico na região, como você pode observar na foto abaixo.
Imagem: Reprodução
Um lado bem interessante dessa lagoa é a sua riqueza em lendas e superstições, que mexem com o imaginário das pessoas.Algumas, inclusive, juram que existem muitos mistérios inexplicáveis por ali.

As lendas
Existem várias lendas, que vocês poderão ler nos links que eu coloquei como fontes de consulta. A mais conhecida delas é baseada em um fato verídico que aconteceu em 1940 e que envolve dois jovens namorados, Maria Luíza, de 17 anos, e Heinz, de 19. O romance parece que não era bem aceito pela família e a perícia na época sugere que ela ia terminar o namoro.  Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas a jovem foi morta, o corpo jogado na lagoa e o acusado foi o namorado. Essa triste história gerou a lenda da noiva que aparece circulando pelo local com um vestido branco, tornando-se conhecida como a Noiva da Lagoa dos Barros. 
Essa é apenas uma das inúmeras lendas e mistérios que cercam o local.
Imagem: Reprodução

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_dos_Barros
http://www.osorio.rs.gov.br/site/turismo/visualizar/id/14/?Camping-e-Lagoas.html
http://profanirageo.blogspot.com/2008/09/lenda-da-lagoa-dos-barros.html
https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/verao/noticia/2013/02/supersticoes-de-lagoa-dos-barros-mexem-com-imaginario-as-margens-da-freeway-ck17t5bfp01r701n36xkj5puk.html
https://www.jornalnh.com.br/cotidiano/2019/10/01/divulgados-detalhes-do-crime-que-deu-origem-a-lenda-da-noiva-da-lagoa-dos-barros.html
https://folhadomate.com/noticias/seguranca/documentos-de-1940-relembram-o-crime-que-deu-origem-a-lenda-da-noiva-da-lagoa-dos-barros/
http://www.2mnoticias.com.br/sto-antonio/noiva-da-lagoa-igp-divulga-dados-sobre-pericia-de-fato-ocorrido-na-decada-de-40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa