8 de abril de 2020

Socialismo


O capitalismo foi profundamente criticado, principalmente a partir do século XIX, quando alguns pensadores propuseram um modo de produção totalmente diferente do sistema capitalista, tendo o trabalhador como figura central.  Chamados socialistas científicos por alguns autores e materialistas históricos por outros, eles se opunham ao regime político e econômico da sociedade capitalista e propunham um novo sistema, que ficou conhecido como socialismo. Entre esses pensadores, destaca-se Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), que em 1848 publicaram sua primeira obra: O manifesto comunista. Mais tarde, Marx fez uma abrangente e profunda análise do capitalismo em sua obra mais importante: O capital (1867).

O Socialismo surgiu no contexto da Revolução Industrial. Nesse contexto em que muitos operários ainda trabalhavam em péssimas condições os pensadores socialistas começaram a imaginar uma sociedade sem desigualdade social.

Essas ideias inspiraram a primeira revolução socialista da história: a Revolução Russa de 1917. Como consequência dessa revolução, foi criado, em 1822, o primeiro país socialista do mundo, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que compreendia, a princípio, áreas que pertenciam ao antigo Império Russo. Desde sua formação até a década de 1940, a União Soviética anexou outras áreas ao seu território, tornando-se o país mais extenso do mundo, com mais de 22.400.000 km². Observe o mapa abaixo.
Imagem: Reprodução
Após a revolução, instalou-se na União Soviética um governo totalitário, administrado pelo único partido legalizado do país, o Partido Comunista (PCUS), chamado por muito autores socialismo real e que acabou por tomar um rumo diferente dos ideais teóricos do socialismo científico. O Estado passou a ser o dono das terras, das minas de ouro e carvão, e de todos os meios de produção. A propriedade privada deixou de existir, assim como a livre concorrência de mercado e a lei da oferta e da procura. A economia se tornou planificada.

A economia planificada

Nesse tipo de economia, a produção e o consumo eram planejados. Não havia livre aplicação de capital nem busca de lucro. Tudo era rigorosamente planejado pelos burocratas, que visavam controlar o mercado.

Ao Estado cabia garantir os meios essenciais para uma sobrevivência decente¬ educação, saúde, aposentadoria, emprego. Essas garantias eram entendidas como uma forma de redistribuição da renda.

Havia um órgão central de planejamento que estabelecia as principais diretrizes econômicas do país por cinco anos ¬ o Gosplan. A atuação desse comitê foi mais centralizadora até meados da década de 1950, quando havia um planejamento em escala nacional, em cada república e em cada região das repúblicas. A execução desses planos ficava a cargo dos ministérios.

A produção industrial era controlada pelas Direções Gerais das Indústrias, que dividiam a produção em dois grupos: os trustes, grupos de integração de indústrias similares em determinada região; e os combinados, formados por indústrias que complementavam a produção umas das outras. Havia combinados químicos, metalúrgicos, entre outros.

Após a reforma agrária inicial do país foram adotados dois modelos coletivos de exploração agrária: os kolkhozes e os sovkhozes. Os kolkhozes eram cooperativas rurais onde os camponeses trabalhavam a terra. A produção dessas cooperativas era desenvolvida em terras de propriedade estatal cedidas para usufruto perpétuo e gratuito, com máquinas do Estado. Os sovkhozes eram fazendas agrícolas onde os camponeses trabalhavam para o Estado.

O mundo socialista

O socialismo não ficou restrito à União Soviética. Outras nações adotaram esse sistema, como você pode observar no mapa abaixo.
Imagem: Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1535997

Burocrata: nome dado aos dirigentes do Partido Comunista, na antiga União Soviética.
Governo totalitário: quando todos os aspectos da vida individual estão subordinados à autoridade de um governo.
Socialismo real: nome que recebeu o socialismo instaurado na União Soviética e nos países satélites. Foi chamado real porque era muito diferente do socialismo científico defendido por Marx.


Questões de revisão do conteúdo

1. Dentre os principais teóricos do socialismo científico, podemos destacar:
a) Thomas Morus e Charles Darwin
b) Karl Marx e Josef Stalin
c) Karl Marx e Friedrich Engels
d) Josef Stalin e Friedrich Engels
e) Josef Stalin e Mikhail Gorbachev

2.  “A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi formada em 1922 e nasceu da vitória dos bolcheviques, sob a liderança de Vladimir Lênin, na Revolução Russa de 1917. [...] Como Consequência da revolução, a economia passou por um processo forçado de estatização e planificação”.
SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2011, p.185.

Sobre a economia planificada, é INCORRETO dizer que:

a) A lei da oferta e da procura é sua principal característica.
b) Não se admite a existência de iniciativas privadas.
c) A economia deve ser submetida a um rigoroso controle do Estado.
d) As metas de produção são definidas por planos elaborados pelo governo.
e) As políticas de planificação da economia entraram em crise no mundo socialista porque não foram capazes de acompanhar o ritmo da Revolução Técnico-científica

3. Assista o vídeo abaixo, fazendo pausas sempre que necessário. Destaque os pontos mais importantes sobre o sistema socialista.

Fonte: 
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 2. São Paulo: Ática, 2017.
QUESTÕES sobre socialismo com gabarito. Beduka blog. Disponível em: https://beduka.com/blog/exercicios/exercicios-sobre-socialismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa