8 de outubro de 2020

Primeira Revolução Industrial

Imagem: Reprodução
A Revolução Industrial é a intensa transformação no processo produtivo decorrente do progresso da ciência e dos avanços tecnológicos. Para facilitar o entendimento está dividida em três fases: a Primeira, a Segunda e a Terceira Revolução Industrial. Essas fases correspondem aos avanços tecnológicos que resultaram em inovações e maior desenvolvimento industrial nos países

A Primeira Revolução Industrial  teve início no século XVIII e estendeu-se até metade do século XIX. Essa fase limitou-se a Inglaterra e foi marcada por intensas transformações no setor produtivo.  Posteriormente a industrialização expandiu-se para outros países na Europa (França, Bélgica, Holanda, Rússia e Alemanha) no século XIX, e também fora do continente europeu, para os Estados Unidos (América) e Japão (Ásia).

Esse período foi marcado por invenções e descobertas científicas revolucionárias, que tiveram aplicações diretas nas atividades industriais e nos meios de transporte. São exemplos a criação da máquina a vapor, a utilização do carvão como fonte de energia e a invenção da locomotiva, que possibilitou o desenvolvimento do transporte ferroviário.

Surgiram as primeiras fábricas, onde a produção artesanal, principalmente têxtil, foi pouco a pouco se tornando mecanizada e substituída pela grande produção industrial.

A Primeira Revolução Industrial deu condições para o fortalecimento do capitalismo na Europa e nos Estados Unidos. Isso porque as novas tecnologias criadas eram apropriadas pelos capitalistas, os donos dos meios de produção, e investidas na atividade industrial.

O emprego de tecnologia na atividade industrial desencadeou a produção de mercadorias em larga escala, gerando lucros na mesma proporção.

A ampliação da produção e os grandes lucros obtidos pelos capitalistas decorreram também da exploração da força de trabalho dos empregados. Para aumentar seus lucros, os donos das fábricas exigiam cada vez mais dos operários. As jornadas de trabalho chegavam a 16 horas diárias, e o emprego de crianças era comum nas fábricas.

Imagem: Trabalho infantil (reprodução)

Paisagens transformadas pelo crescimento urbano

O uso de máquinas movidas a energia mecânica nas fábricas, fez com que houvesse uma produção quase que sem interrupção. Como consequência a cidades passaram a atrair grande contingente de pessoas vindas das áreas rurais. A população das maiores cidades europeias quase triplicou em um período de apenas 50 anos. Em 1800, essas cidades concentravam cerca de 5,4 milhões de habitantes. Já em 1850, havia cerca de 13 milhões de pessoas.

Os centros urbanos cresceram desordenadamente, e suas paisagens transformaram-se drasticamente. Bairros operários pobres surgiram em torno das fábricas., com suas chaminés lançando grandes colunas de fumaça.

À medida que as fábricas se expandiam, novos elementos apareciam nas paisagens, como a linha férrea, a estação ferroviária e os armazéns.


Fonte (livro): BOLIGIAN, Levon et al. Geografia espaço e vivência. São Paulo: Saraiva, 2015.

Fonte (web): https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm https://blogdoenem.com.br/revolucao-industrial-geografia-enem/https://clickenem.wordpress.com/2017/09/15/europa-ocidenta-o-epicentro-da-revolucao-industrial/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa