11 de julho de 2020

Lindo e comovente relato de aluna sobre estudar em tempos de pandemia...


Imagem: Reprodução
Apresento para vocês, colegas e leitores,  parte do texto feito pela aluna Jaqueline em resposta ao texto Isolamento social, da aula de  Sociologia. A postagem do texto foi autorizada, mas preferi colocar apenas o primeiro nome da aluna.
Elabore um texto relatando como você está vivendo o isolamento social em razão da pandemia pelo coronavírus. No texto você pode colocar as suas dúvidas, angústias, o que você está fazendo, as atividades que nunca tinha feito e que passou a fazer agora.

Texto da aluna Jaqueline💁
MUDANÇAS
Uma das primeiras mudanças que aconteceu nesse isolamento por conta da pandemia foi que minha casa virou escola, local para fazer alguns exercícios físicos (deixando claro que peguei esse costume com a minha mãe). Minha sala virou meu próprio cinema, meu quarto, bom continuou sendo apenas meu quarto e minha família as únicas pessoas que tenho total contato. Às vezes vem uma amiga da mãe aqui e alguma outra visita ali, mas isso diminuiu também.

O que mais acontece é que eu me perco nos dias, por exemplo, hoje é terça-feira e eu só sei disso porque é o dia que minha mãe vai trabalhar, mas chega amanhã e quinta por aí e já começo a trocar um dia pelo outro. Mas sei que isso não deve acontecer só comigo, pois como vivemos mais só em casa agora, nossa rotina mudou e isso nos confunde um pouco.

Outra mudança foi que minhas roupas favoritas para ficar em casa agora são o pijama, uma calça bem confortável com um moletom grande que amo e um roupão bem quentinho para me esquentar com esse frio, mas as vezes me olho no espelho e me dá aquela vontade de por uma roupa legal, fazer uma maquiagem legal e arrumar meu cabelo (que na maioria dos dias só passo uma escova com má vontade ainda e faço um coque e pronto) só para ficar em casa e quem sabe tirar uma foto para postar nas redes sociais. E voltando para assuntos mais sérios, a máscara virou uma das peças mais essenciais que eu uso quando me pedem para ir no mercado ou na padaria, enfim, uso em qualquer lugar que seja fora de casa onde eu possa cruzar com outras pessoas.

Uma das coisas mais difíceis para mim no meio de tudo isso é que eu não me acostumei muito com as aulas online, na verdade acostumada eu já estou, mas o complicado é me organizar e não esquecer de nenhuma data de entrega de tal trabalho de tal matéria, as fotos tento tirar o melhor possível para os professores conseguirem ler e entender o que está escrito, mas a minha câmera não é das melhores e muitas vezes não me ajuda, mas paciência porque sei que assim como está difícil para nós alunos, também está difícil para os professores, então tento me organizar o melhor possível para entregar as atividades em dia e tenho o maior cuidado com o meu celular tentando deixar ele com memória suficiente para eu não ter nenhum problema com as aulas.

Às vezes eu queria um dia com mais horas, nem que fosse 4 horas a mais, isso me ajudaria a ter mais tempo para fazer tudo o que tenho durante o dia, pois eu acordo geralmente as 10 (isso foi umas das coisas que mudaram também, porque antes eu acordava 5:40 para 6:40 para pegar o ônibus e ir para a escola), depois de levantar, tomo meu café, vou ver as mensagens de amigos e principalmente dos grupos de escola, logo depois se a mãe não estiver em casa (ela trabalha de diarista) eu tenho que fazer o almoço, arrumar a mesa, todos almoçam e depois lavo a louça e faço outros deveres de casa para assim depois pegar o caderno e estudar, me sobra tempo para pelo menos fazer um pouco de duas ou 3 (dependendo da quantia de conteúdos que enviam) matérias por dia. Minha mãe diz que eu demoro para concluir as atividades propostas, mas é que eu não gosto de copiar só as perguntas, mas também os textos, para assim, depois eu ver um sentido nas perguntas e se eu pudesse imprimir isso me ajudaria bastante, mas como não posso tenho que copiar tudo a mão. E umas das coisas que eu fico bem encabulada e em dúvida, são nas respostas que eu dou para as perguntas. Eu penso se está certa, se é aquela resposta mesmo e assim fico... Eu sou assim, não gosto de apenas dar um chute ou escrever qualquer coisa e pronto, mas claro que quando eu não sei mesmo a resposta eu tento responder do meu jeito ou deixo em branco.

Eu amo olhar séries e filmes ( ainda mais se forem comédia ou romance), mas me sobra tempo para olhar lá pelas 23:00 da noite, depois da janta. Parece que eu tinha mais tempo antes dessa pandemia, sei que muitos acham que por estarmos em casa temos bastante tempo livre, mas nem com todos é assim. Outra coisa que eu tento é arrumar um dia para ler algum livro e escrever algum texto com histórias fabulosas ( é mais uma coisa que eu amo fazer). (...)

Os dias passam que eu nem vejo, já estamos na metade do ano, que para mim passou voando e escuto nos jornais que a cada dia mil e poucas pessoas morreram e que já passamos de 1 milhão e tantos de pessoas infectadas e que mesmo assim com tantas mortes as pessoas continuam desrespeitando o isolamento, não tomando o devido cuidado, talvez se elas se colocassem no lugar do próximo, cuidando não só de si, mas sim de todos ao seu redor.

Não sabemos quando tudo isso vai acabar, então o que podemos fazer é se por no lugar do outro e se cuidar, respeitando o isolamento, usando máscara e sim continuarmos fazendo as aulas online e mandando os trabalhos, acho que seria muito ruim perdemos um ano letivo assim.

17 comentários:

  1. Excelente texto! Retrata fielmente o que está acontecendo com muitas pessoas, principalmente professores e alunos durante a pandemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris! Grata pelo teu comentário! Realmente, o relato da aluna retrata com muita fidelidade o que estamos todos passando nesse período tão conturbado por causa da pandemia. Um abraço!

      Excluir
    2. Muito bom! Parabéns Professora por seu Blog e pela aluna por relatar tão bem esse nossos novos dias...

      Excluir
    3. Eu é que agradeço pelo comentário. Um abraço!

      Excluir
  2. Fico muito orgulhosa de ler este texto, pois fui professora da Jaqueline por 5 anos na escola Eliza Brum de Lima. Ela sempre foi maravilhosa. Com certeza terá sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora, grata pelo retorno!!! Fico muito feliz de te conhecer, de saber do potencial da Jaqueline, autora desse lindo e comovente texto que me fez derramar lágrimas de emoção pela sinceridade, pela clareza, pela profundidade...E por me fazer ver o lado dos alunos(as) nessa pandemia. Isso foi muito importante para mim! Muito obrigada!

      Excluir
  3. Menina inteligente e centrada, percebe-se que teve uma boa educação...Muito sucesso pra ela!

    ResponderExcluir
  4. Regina, antes de mais nada, obrigada pela sua visita e comentário no meu Blog. Eu amei a atividade e a oportunidade dada aos alunos para expressarem os seus sentimentos sob o contexto da realidade deles mediante à pandemia do Novo Coronavírus.

    Realmente, o texto de sua aluna Jaqueline está excelente, pois ela conseguiu colocar, em suas palavras, todas as mudanças impactantes em sua vida. A questão do isolamento social, a suspensão e substituição por aulas on line, as dificuldades inerentes ao trabalho em uma Plataforma de Ensino à Distância (inclusive, englobando o professor, também), a desordem mental com os dias da semana e até com o passar dos meses, a visão do mundo em um espaço físico restrito (sua casa) e todas as limitações impostas, como por exemplo, a vaidade (roupa e maquiagem, bem condizente às adolescente), o excesso de atividades domésticas, entre outras coisas. Outros aspectos relevantes que ela também enfatizou foi o seu acompanhamento aos noticiários quanto às estatísticas dos infectados e mortos pela Covid-19, o que denota a sua conscientização quanto à gravidade da situação e sua preocupação constante, assim como sua análise crítica por aqueles que não seguem as medidas preventivas. Maravilhoso texto!

    Muitos deles sofrem e não têm como expressarem a agonia do peito, o temor que sentem e os que estão passando no dia a dia. Foi ótima essa sua atividade. Temos várias Jaquelines que gostariam de poder falar, desabafar e saber que alguém está se importando com o que elas estão sentindo. Parabéns por sua iniciativa!

    Se você não se importar (e, muito menos, a Jaqueline), eu posso mencionar a sua atividade e linkar o seu Blog para que as pessoas possam ler o texto dela?

    Aguardo sua resposta...

    Um grande abraço a você e a sua aluna Jaqueline!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli, fiquei emocionada com a tua análise do texto da Jaqueline. Eu não encontraria palavras melhor para dizer tudo o que esse texto representou para mim. Foi muito importante entender o que se passava com meus alunos através das palavras da Jaqueline...
      Fico muito honrada e a Jaqueline também se muitas pessoas puderem ler esse lindo e comovente texto...
      Grata pelas suas palavras!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Regina, boa noite!

      Espero que você goste e se não gostar de algo, por favor, mande-me mensagem.

      Como lhe falei eu publiquei uma referência ao seu post Lindo e comovente relato de aluna sobre estudar em tempos de pandemia...” , acerca do texto de sua aluna Jaqueline.

      Dê um pulo no meu Blog, no endereço abaixo e me dê a sua opinião. Está autorizado mesmo?

      https://marlivieira.blogspot.com/2020/08/a-concepcao-da-jovem-jaqueline-em-viver.html

      Beijos e, mais uma vez, obrigada por autorizar a postagem deste.

      Excluir
    2. Oi Marli!
      Muito obrigada por fazer referência ao texto da Jaqueline no teu blog. Já fui lá e deixei o meu comentário. Um abração!

      Excluir
  6. Parabéns Jaqueline, você retratou o que passei e talvez ainda passe nessa pandemia em que fomos submetidos. Entendo perfeitamente seus sentimentos e aquilo que quis transmitir com esse texto! Como uma adolescente que ama ler, fico feliz por termos um tipo diferente de Anne Frank (caso não conheça ela te aconselho grandemente à conhece-la, isso é um elogio de minha parte para contigo) em nosso meio, por saber lidar tão bem com as palavras, desejo grande sucesso para ti, não desista das palavras e seu jeito de trazer emoções, que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço em nome da Jaqueline as lindas palavras e vou repassar para ela, que certamente, vai ficar muito feliz. Um abração e obrigada pela visita ao bloG.

      Excluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa