9 de outubro de 2020

As linhas de montagem no processo industrial

Imagem: Reprodução

Um dos fatores que caracterizaram a Segunda Revolução Industrial foi a introdução das linhas de montagem no processo fabril. Nessa nova maneira de produzir, cada trabalhador ganhou um ponto fixo no interior das fábricas, geralmente em frente às esteiras rolantes. Por essas esteiras passavam as peças que seriam montadas ou confeccionadas pelos operários.

Esses novos métodos tinham como características a divisão das tarefas e o aproveitamento máximo do esforço e do tempo gasto pelos trabalhadores na fabricação dos produtos. Com essa forma de organização, houve um aumento da produtividade. Com a divisão de tarefas, os trabalhadores passaram a dominar apenas uma etapa da produção. Esse fenômeno ficou conhecido como alienação do trabalho.

O empresário Henry Ford (1863-1947), dono da Ford Motors, foi o pioneiro no desenvolvimento da linha de montagem. Esse método de trabalho ficou conhecido como fordismo.

Imagem: Reprodução

Fonte: BOLIGIAN, Levon et al. Geografia espaço e vivência. São Paulo: Saraiva, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa