17 de outubro de 2020

Exclusão social

Imagem: Reprodução

A exclusão social se caracteriza pela exclusão ou afastamento de grupos do sistema socioeconômico predominante. A ideia de exclusão social é geralmente usada em referência a uma forma específica de desigualdade.

As pessoas ou grupos acabam sendo separados do convívio com o restante da sociedade geralmente por questões financeiras. O grupo excluído é também chamado de minoria social e não tem acesso a bens e serviços básicos e direitos essenciais ao seu desenvolvimento pleno que possam garantir condições de vida digna, defendida pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Esse problema social foi impulsionado pela estrutura do sistema econômico e político capitalista.

Assim, as pessoas que possuem essa condição social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.

A exclusão social pode acontecer pelas condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.

Fonte(Web):
https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/exclusao-social
https://www.preparaenem.com/sociologia/exclusao-social.htm
https://www.todamateria.com.br/exclusao-social/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa