28 de outubro de 2020

Fatores locacionais da indústria

Imagem: Frauke Feind por Pixabay - Indústria petroquímica

Os fatores locacionais são as diversas vantagens que determinado lugar pode fazer para atrair a instalação de indústrias. No momento de escolher uma localidade para instalar uma indústria, os empresários levam em consideração quais fatores são mais importantes para aumentar a taxa de lucro de seu investimento. Os principais fatores locacionais que atraem indústrias são:

1. Matérias - primas: minerais e agropecuáriasLugares que apresentam um fácil acesso a matérias-primas são considerados vantajosos para a instalação de empresas.

2. Energia: petróleo, gás, eletricidade, etc. Se um país ou região possui uma grande produção de energia, o número de investimentos tende a aumentar.

3. Mão de obra: pouco qualificada (baixa remuneração) ou muito qualificada (alta remuneração). Geralmente as empresas procuram lugares em que a mão de obra seja barata e que atenda os seus interesses.

4. Tecnologia: parques tecnológicos, incubadoras, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). São locais atraentes para empresas que necessitam desses serviços, uma vez que eles formam profissionais especializados e garantem rápido aprimoramento da produção industrial.

5. Mercado consumidor: relacionado à quantidade de pessoas e disponibilidade de renda. Quando um local apresenta um grande mercado consumidor, há um aumento do número de empresas e fábricas que buscam instalar-se nessa região para atender esse mercado e gerar lucros.

6. Logística: disponibilidade e custos competitivos de transporte e armazenagem. Quanto mais rápidos e baratos forem os sistemas de escoamento de produção das empresas, maiores serão os lucros.

7. Rede de telecomunicações: telefonia fixa e móvel, internet, etc. 

8. Complementaridade: proximidade de indústrias afins. As empresas levam em consideração a presença de outras indústrias do seu mesmo segmento, porque indica que haverá, no local, outras empresas e profissionais especializados no atendimento de suas necessidades.

9. Incentivos fiscais: redução ou isenção de impostos concedida pelo Estado nas três esferas de poder (nacional, estadual e municipal). É um fator de atração para as empresas, já que diminui os custos e maximiza os lucros. Existe uma espécie de Guerra Fiscal nas áreas que disputam a implantação de indústrias, o que vem se tornando um problema estrutural para o Brasil e outros países.

10. Leis trabalhistas brandas e sindicatos limitados: muitas empresas não costumam investir em países que apresentam um alto nível de organização sindical ou leis trabalhistas fortes, porque isso aumenta os custos com mão de obra e diminui os lucros e os retornos dos investimentos realizados.

Durante a Primeira Revolução Industrial, como o carvão era a fonte de energia usada para movimentar as máquinas, e a precariedade dos meios de transporte dificultava seu deslocamento por longas distâncias, as jazidas de carvão mineral eram um dos fatores mais importantes para a localização das fábricas. Daí ter ocorrido intensa industrialização em torno das principais bacias carboníferas britânicas, alemãs, francesas e norte-americanas. Com a Segunda Revolução Industrial e a utilização de outras fontes de energia. como o petróleo e a eletricidade, houve modernização dos meios de transporte de cargas e passageiros, e a proximidade das jazidas de carvão cada vez mais perdendo importância como fator locacional das fábricas.

A maioria das refinarias de petróleo se localiza próxima aos grandes centros consumidores de seus produtos, o que nem sempre coincide com as áreas de extração, porque é mais barato transportar o petróleo bruto que seus derivados (gasolina, nafta, querosene, etc.), que ocupam volume maior que o petróleo bruto, exigindo maior custo de transporte.

Ao contrário, a proximidade das jazidas de minérios, como ferro, manganês, etc., constituem um dos principais fatores para a localização das indústrias siderúrgicas, como as do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais), porque é mais barato transportar as chapas de aço do que o minério bruto.

Percebe-se que um fator determinante para a localização de qualquer tipo de indústria é a existência de uma boa logística de transportes e armazenagem que possibilite o recebimento de matérias-primas e o escoamento das mercadorias a custos competitivos. Por isso, muitos centros industriais importantes desenvolveram-se próximos a portos marítimos ou fluviais ou ainda em entroncamentos rodoviários ou ferroviários. Centros industriais mais modernos (que produzem bens de alto valor agregado, como os da área de informática) tendem a se localizar perto de aeroportos.

Antigamente, a disponibilidade de mão de obra e a proximidade do mercado consumidor eram fatores fundamentais para a localização de muitas indústrias, principalmente as de bens de consumo. É por isso que o fenômeno industrial esteve inicialmente ligado às grandes cidades, como Londres, Paris, Nova York, Tóquio, Munique, São Paulo, Cidade do México e Seul.

Com a globalização e a Revolução Técnico-Científica, os avanços nos transportes e nas telecomunicações fizeram com que as indústrias não mais precisem se instalar próximas ao mercado consumidor: para as grandes corporações, o mercado consumidor é o mundo todo.


Fonte:
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione. 2017.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fatores-locacionais-industria.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa