8 de novembro de 2020

Estado-nação

"Um Estado-nação é uma área histórica que pode ser identificada como possuidora de uma política legitimada, que pelos próprios meios, constitui um governo soberano. Enquanto um estado pode ser definido como uma entidade política e geopolítica, já nação é uma unidade étnica e cultural. O termo "estado-nação" implica uma situação onde os dois são coincidentes (...)".

Quando uma nação é organizada politicamente e exerce soberania sobre um território, é um Estado-nação. Um Estado-nação é resultado de uma série de processos históricos através dos quais uma sociedade estabelece uma organização política e uma organização jurídica. A organização política implica a criação de um governo que tenha poder sobre toda a sociedade e que administre o Estado. A organização jurídica é o conjunto de normas que permitem que o Estado seja administrado.

Um Estado-nação é formado por cidadãos que se consideram parte de uma mesma nação. Sob essa ótica, todas as sociedades modernas são Estados-nações, uma vez que estão organizadas sob o comando de um governo instituído que controla e impõe suas políticas.
Imagem: Reprodução


Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 2017. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado-nação
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/conceito-estado-nacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa