21 de novembro de 2020

Estereótipo

Imagem: Reprodução

Caracterização de um indivíduo ou de um grupo social feita com base em generalizações e ideias superficiais que rotulam comportamentos e características. Trata-se de uma imagem simplista, que não corresponde à realidade; entretanto, sua influência sociocultural interfere fortemente no modo pelo qual as identidades sociais são definidas.

Estereótipo é o conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo, sobre algo ou alguém. É pressuposto ou rótulo social. É usado principalmente para definir e limitar pessoas quanto a aparência (cor da pele, tipo de vestimentas, uso de acessórios, etc.), naturalidade (região ou país de origem) e comportamento (religião, cultura, crença, nível de educação, etc.). Eles interferem, grande parte das vezes inconscientemente, nas relações sociais e podem se expressar, assim como o preconceito, através da ironia, piada, antipatia, humilhação, insultos verbais ou gestuais ou até mesmo reações violentas.

Os meios de comunicação e informação,  têm o grande papel de reforçar (ou desconstruir) os estereótipos. Um exemplo comum é o estereótipo de beleza, que estabelece qualidades físicas consideradas bonitas e atraentes e aqueles que estão fora do padrão estabelecido são considerados feios e desagradáveis. Outros estereótipos: homens não choram, mulheres são mais sentimentais e homens racionais, homens são melhores em matemática, mulheres não são boas no volante...

Muitos estrangeiros têm uma visão estereotipada de que os brasileiros são festeiros, adoram samba e futebol. Realmente existem milhões de pessoas em nosso país que adoram festas, samba e futebol e não há nada de errado com isso. Entretanto, o fato de termos nascido e vivermos no Brasil não determina que os mais de 200 milhões de habitantes tenham os mesmos gostos pessoais.

Foi com o desenvolvimento das sociedades que os estereótipos surgiram e padronizaram diversos aspectos relacionados ao ser humano e suas ações.
Imagem: Visão estereotipada em relação aos países (Reprodução)

Fonte:
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estereótipo
https://www.todamateria.com.br/estereotipo/
https://www.infoescola.com/sociologia/estereotipo/
https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-estereotipo-por-que-devemos-evita-los/
https://ainavall.wordpress.com/2017/01/04/sintesis-sobre-los-estereotipos-de-la-sociedad-actual/
http://cyrillocoach.com.br/blog/mulheres-e-carreira-superando-estereotipos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa