14 de novembro de 2020

Lugar

 

Imagem: Cruz Alta/RS (reprodução)

Em Geografia, o conceito de lugar designa o espaço de vivência de um grupo humano. É um ambiente conhecido por seus habitantes, que o utilizam nas atividades cotidianas, sendo, assim, um ambiente carregado de afetividade, pontilhado por artefatos sociais ou objetos naturais que servem como pontos de referência e, muitas vezes, evocam memórias pessoais. Uma aldeia, um povoado e seus arredores, uma pequena cidade, um bairro de uma metrópole: o lugar é uma parte essencial da identidade dos que o habitam.

O conceito de lugar está relacionado aos espaços que nos são familiares e que fazem parte do nosso cotidiano. Quando falamos em lugar, pensamos em referenciais afetivos que desenvolvemos ao longo de nossa vida, os quais são carregados de emoções e que nos dão a sensação de segurança, de pertencimento, de identidade.

Durante a vida, podemos mudar de lugar várias vezes. Cada mudança exige que passemos por um processo de adaptação, sem, no entanto, perder nossa identidade, que está ligada ao nosso lugar de origem.

Ao recordar passagens de nossa vida, é natural evocar os lugares que fizeram parte dela: a casa onde nascemos, a rua onde brincávamos na infância, a primeira cidade para onde viajamos em férias, etc.

É por meio dessa geografia dos lugares, do cotidiano, que começamos a estabelecer relações entre os lugares. Isso significa que envolve conhecimentos e impressões que vamos construindo e adquirindo à medida que nos relacionamos com os lugares que compõem o espaço que nos rodeia.

O lugar onde vivemos não é uma realidade isolada. Ele faz parte de um conjunto de lugares, marcados por diferentes aspectos naturais e sociais, que passaram por vários processos históricos e que fazem parte de uma realidade mais ampla.

No mundo contemporâneo, o lugar relaciona-se intensamente com o mundo, e participa das redes formadas pelos circuitos de mercadorias, circulação de capitais e intercâmbios de informações. Na esfera do consumo, o lugar experimenta o impacto permanente de novas tendências do mercado global. Na esfera da cultura, o lugar sofre a influência de novas correntes de pensamento, da moda em constante mutação, de atitudes políticas e sociais sempre renovadas.

O mundo inteiro, de certa forma, existe em cada lugar. Assim, o lugar se transformou em um lugar no mundo, pois mantém profundos intercâmbios materiais e culturais com regiões e países distantes.

Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2017.
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa