13 de dezembro de 2020

Montanha

 Montanha, de acordo com Guerra (2006 p. 436-438)

Grande elevação natural do terreno com altitude superior a 300 metros e constituída por um agrupamento de morros. A orogênese é o ramo da geologia que estuda a origem e a formação das montanhas.

As montanhas podem ser classificadas segundo diversos critérios: a) quanto à origem: 1 - montanhas de dobras, 2 - montanhas de falhas, 3 - montanhas vulcânicas, 4 - montanhas de erosão; quanto à idade: 1 - montanhas novas, 2 - montanhas velhas, 3 - montanhas rejuvenescidas. [...]

A montanha típica é uma grande elevação de terreno, que foi formada por forças tectônicas, isto é, orogênese. Estas forças são desenvolvidas no interior da crosta terrestre, sendo capazes de amarrotar as camadas formando dobras, ou provocar fraturas que podem ser acompanhadas de desnivelamento entre as camadas, isto é, falhas.

Imagem: Reprodução

 As montanhas que se originaram em períodos geológicos mais recentes, como o Paleogênico são consideradas montanhas jovens, apresentando as maiores altitudes. São exemplos as cordilheiras dos Andes e do Himalaia. Por estarem sujeitas a processos de erosão relativamente recentes, são constituídas de vales profundos e altos picos pontiagudos (cristas). O ponto culminante da Terra é o monte Everest, na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre a China (Tibete) e o Nepal, com 8.848 m. As cadeias de montanhas ou de morros constituem as serras.

As montanhas velhas se formaram em eras mais remotas. Tendo sido muito trabalhadas pela erosão, apresentam altitudes mais moderadas e formas mais suaves e arredondadas, como colinas e morros. 

Monte Everest, a montanha mais alta do mundo
Imagem: Wikipédia
Imagem: cordilheiras da Terra (reprodução)

Fonte: 
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006. 
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.


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"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa