13 de dezembro de 2020

Planalto

Imagem: Serra do Mar (reprodução)

Planalto é assim definido por Guerra (2006 p.489-491)

Extensão de terrenos mais ou menos planos, situados em altitudes variáveis. Em geomorfologia usa-se, às vezes, este termo como sinônimo de superfície pouco acidentada, para designar grandes massas de relevo arrasadas pela erosão, constituindo uma superfície de erosão. Diz-se, então, que a superfície do planalto é muito regular.
[...] O termo planalto é usado para definir uma superfície elevada mais ou menos plana delimitada por escarpas íngremes onde o processo de degradação supera os de agradação.

Para Terra, Araujo e Guimarães os planaltos são superfícies onde predomina um intenso processo de erosão que supera o processo de ¹agradação. Situam-se entre 200 e 2000 m e podem apresentar forma aplainada ou então morros e serras ou elevações íngremes de topo plano (as chapadas).

Imagem: Reprodução

Nas bordas de um planalto podem aparecer superfícies íngremes, as escarpas, já citadas na definição de Guerra. No Brasil, cadeias de morros, escarpas de planaltos, entre outros acidentes geográficos, são denominados serras, como a Serra do Mar e a Serra Geral.

Imagem: mapa Serra do Mar (reprodução)
No mapa do professor Jurandyr Ross podemos localizar os planaltos brasileiros.
Imagem: Reprodução

1. Agradação: construção de um relevo por deposição de sedimentos. 

Fonte: 
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006. 
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa