24 de abril de 2021

Neocolonialismo

Imagem: Reprodução

Você já observou que frequentemente aparecem nos jornais notícias de guerras civis, catástrofes sociais, organizações lutando por causas humanitárias na África?  Os filmes também abordam a temática, como: Diamante de Sangue, Hotel Ruanda, O último rei da Escócia, etc.

Você também já deve ter ouvido falar sobre a situação de pobreza e de conflitos étnicos nos países asiáticos, como a questão da região da Caxemira, na fronteira entre o Paquistão e a Índia, que estourou durante o processo de descolonização da Índia, antiga colônia inglesa.

Esses fatos tem relação com um passado histórico de exploração da África e da Ásia pelos países europeus. Vamos analisar o contexto histórico do período. A industrialização da Europa marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas do continente europeu buscassem a ampliação de seus mercados consumidores e que também tivessem o fornecimento de imensas quantidades de  matérias-primas (principalmente minérios) a baixo custo. A partir do século XIX, essas nações buscaram explorar regiões na África e Ásia, com o objetivo de ampliar os seus territórios, e os empresários seus lucros.

"A colonização implantou mecanismos de exploração intensa no continente africano e esse processo gerou inúmeras consequências para a África que são sentidas até hoje".

"Além da exploração dos territórios e povos colonizados, o neocolonialismo provocou uma série de conflitos internacionais. Eles eram motivados tanto por disputas entre os colonizadores, quanto pela independência dos territórios colonizados - o que causou grande impacto no desenvolvimento destes países dali em diante."
Imagem: Reprodução

BNCC: 
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1
Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade etc.), comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

Fonte:
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo, Scipione, 2016.
MIRANDA, Leonardo Souza de Araujo. Imperialismo na África e na Ásia. Portal do Professor. Disponível em: 
NEOCOLONIALISMO. Brasil Escola. Disponível em: 
NEOCOLONIALISMO na África. Brasil Escola. Disponível em: 
NEOCOLONIALISMO. Quero Bolsa. Disponível em:

Um comentário:

  1. É tão necessário analisar o passado, a história, para entender o presente...Uma das consequências da partilha da África foi o genocídio em Ruanda, que deixou mais de 800 mil mortos em 1994. Uma tragédia!!!
    Regina

    ResponderExcluir

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa