5 de abril de 2013

Atividades de geografia - orientação e localização

1. Complete a rosa dos ventos com o nome dos pontos cardeais e colaterais.

2. Preencha o diagrama com o nome dos pontos colaterais:
a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste.
b) Ponto colateral situado entre o norte e o oeste.
c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste.
d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste.
3. Localize, com pontos cardeais, os seguintes itens da sala de aula da figura.
a) A mesa do professor:
b) A porta de entrada e saída:
c) O fundo da sala:
d) A esquerda dos alunos:

Fonte: https://geografalando.blogspot.com/2011/04/nocoes-de-orientacao.html

26 de fevereiro de 2013

Sondagem inicial em Geografia para o 6º ano


Procurando na internet textos que me ajudassem a fazer uma sondagem com qualidade, achei um texto bem interessante da Nova Escola com o título de "Diagnóstico inicial do 6º ano: o mapa do saber", na qual destaco o seguinte trecho:
"Quando chegam ao 6° ano, os estudantes se deparam com processos e conceitos mais teóricos dessa disciplina que são novidade para eles. A sondagem inicial é especialmente importante nesse momento. É preciso levar em consideração que muitas vezes a criança sabe determinados assuntos, mas não domina o vocabulário da área. Para avançar no aprendizado dessa disciplina, a garotada precisa articular relações entre as situações e os locais estudados com outras escalas (local, regional, nacional, mundial). Os lugares estudados não devem ser vistos de forma isolada."
É comum os professores focarem a avaliação no que não foi aprendido, mas uma boa sondagem procura ressaltar o que a criança sabe. "O estudante leva para a sala o conhecimento que obtém no mundo". Mesmo que receba a mesma formação, cada um é único.

Em relação ao estudo de geografia, quando chegam ao 6° ano os alunos vão encontrar processos e conceitos mais teóricos, que são novidades para eles. Para avançar nos estudos da disciplina, o aluno vai ter que estabelecer relações com outras escalas (local, regional, nacional e mundial). Os lugares estudados já não podem ser vistos de forma isolada.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1540/diagnostico-inicial-no-6-ano-o-mapa-do-saber

16 de dezembro de 2012

Exercícios - Hidrosfera: a água na Terra - 6º ano

1) Extraído do livro Aventuras e perigos de um copo d'água, o poema abaixo indica algumas ameaças ao ciclo da água.

a) Leia o poema:

Poluição
Chove, chove, chove.
Chove no mundo há muitos anos.
Chove sempre. Como a água não inunda tudo?
Porque ela não fica parada.
O mundo é bem feito. A água vai para o ar, ela evapora, forma as nuvens.
Depois volta em outra chuva e dá vida pára as plantas, faz elas transpirarem.
A evaporação e a transpiração das plantas beneficiam a todos nós.
As águas não param, elas precisam se movimentar sempre.
Quando param é porque estão poluídas, doentes.
Desmatamentos podem secar nascentes e rios.
Formam desertos sem água, sem vida.
As florestas renovam o ar da natureza.
Como toda gente tem sede e precisa beber água,
a água boa precisa ser conservada, defendida.
Senão vai valer mais do que ouro.
Ouro não se come nem se bebe.
Sem água, não há refrigerante.
Respeite a água.
Não deixe que desperdicem, sujem, que façam pouco.

Aventuras e perigos de um copo d'água. Julieta de Godoy Ladeira. São Paulo, Atual. 204. p.59-60.

b) Escreva no caderno, na sequência correta, apenas três palavras para explicar o ciclo hidrológico.

c) Responda:
* De acordo com o poema, quais são as principais ameaças ao ciclo da água?
* Que outro título você daria ao poema? Justifique sua resposta.

2) As águas marinhas são salgadas porque contêm maior quantidade de sais e minerais do que as águas doces dos rios e lagos.
a) Responda:
* Em média, quantos gramas de sal contêm um litro de água marinha?
* Que fatores influem na salinidade do mar?

b) Observe a embalagem de sal utilizado em sua casa e verifique a sua procedência. Em que estado do Brasil ele é produzido?

3) Marés são movimentos constantes de elevação e rebaixamento das águas marinhas.
a) Observe a tabela a seguir, que indica o nível das marés no porto de Paranaguá, no Paraná, no dia 15 de setembro de 2006.
____________________________________________
               Hora                                   Altura
____________________________________________
              04h28                                  1,3 m
              07h49                                   0,6 m
              16h34                                   1,3 m
              20h06                                   0,7 m
____________________________________________
Fonte: www.cptec.inpe/br/ondas/tabuas-mares/60132set2006.shtml

b) Responda:

* Em que horários ocorreram o fluxo da maré (elevação) e o refluxo da maré (rebaixamento)?
* Que astros exercem influências diretas na formação das marés? Justifique sua resposta.

4) As correntes marítimas são espécies de rios que correm nos mares e oceanos.
Consulte o mapa-mundi e escreva no caderno o nome da corrente marítima que:
* sai do golfo do México, atravessa o oceano Atlântico e ajuda a elevar a temperatura do norte da Europa;
* sai da região Ártica, na baía de Baffin, e provoca resfriamento na porção leste da América do Norte;
* se desloca da Antártida, atingindo a costa do Pacífico, e tem influência na pesca do Chile e do Peru porque suas águas transportam o plâncton (minúsculos animais ou vegetais que vivem nas águas);
* atua na América do Norte, na costa oeste do Pacífico, e contribui para a formação do deserto do colorado e dos desertos mexicanos.

5) As águas subterrâneas são muito importantes porque alimentam rios e lagos, principais responsáveis pelo suprimento de água doce para todos os seres vivos.
a) Responda no caderno:
* Qual é a diferença entre um lençol freático e um lençol artesiano?
* Os depósitos de águas subterrâneas são eternos? Por quê?
b) Leia a seguinte afirmação:
"Em alguns países, a água dos aquíferos (água subterrânea) está sendo utilizada para encher piscinas, regar campos de golfe e lazer em balneários."
* Qual a sua opinião sobre isso? Escreva-a no caderno.

Fonte: VESENTINI, William J. & VLACH, Vânia. Geografia crítica; o espaço natural e a ação humana. 6º ano.

4 de dezembro de 2012

Exercícios atmosfera e hidrosfera - 6º ano

1) A camada de ozônio que protege a Terra contra os raios ultravioletas do sol esta presente em qual das camadas da atmosfera?
a) mesosfera      b) termosfera       c) estratosfera      d) troposfera

2)  Em relação à atmosfera, assinale a única alternativa INCORRETA:
a)  A camada de ozônio encontra-se na estratosfera.
b)  A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.
c)  O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea, ou seja, não é igual em todos os lugares.
d)  Os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e chegam à superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.
e) A exosfera é a camada mais próxima da Terra, onde o ar é muito rarefeito.

3)  Apresenta elevadas temperaturas, chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano e
pequena amplitude térmica anual. Essas características indicam o tipo de clima
a) Tropical Semi-úmido
b) Tropical Semi-árido
c) Equatorial
d) Subtropical
e) Temperado

4)  Para caracterizar o clima de uma área, utiliza-se um gráfico denominado climograma, que
relaciona os dois mais importantes elementos do clima, que são
a) a pressão atmosférica e os ventos
b) os ventos e a temperatura
c) as massas de ar e a umidade
d) os ventos e longitude
e) a temperatura e a pluviosidade

5)  Chuvas raras, temperaturas altas e aparece no interior do nordeste brasileiro:
a) Clima Tropical Úmido       
b) Clima Tropical Semiárido          
c) Clima Equatorial
d) Clima Temperado              
e) Clima Subtropical

6)  Onde há mais vegetação temos:
a) mais umidade 
b) menos umidade
c) mais calor
d) temperatura elevada
e) poucas chuvas

Em relação aos fatores e elementos climáticos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): 

 7) ( V ) A temperatura, as precipitações e a pressão atmosférica são os principais elementos climáticos.
  8) ( V ) Latitude, altitude e maritimidade são alguns dos fatores climáticos.
  9) ( F ) As temperaturas estão associadas à radiação solar e, por isso, são iguais em toda a superfície terrestre.
10) (  F ) A pressão atmosférica é o ‘peso’ da camada de ar que se encontra sobre um ponto qualquer da Terra e, por isso, é igual em todo o planeta.
11) ( V ) A temperatura pode variar com a altitude por isso, quanto maior for a altitude, menor será a temperatura.
12) ( V  ) O ar vai se tornando rarefeito conforme aumenta a  altitude por isso, em áreas de alta altitude, a  pressão atmosférica é menor.
13) ( F  ) A variação das precipitações é que determina a formação dos ventos.

14) Defina com suas palavras o que é hidrosfera.
A hidrosfera é formada pelas águas do planeta Terra, tanto da superfície (doce e salgada), como das águas subterrâneas.

15) Cite cinco lugares do planeta em que podemos encontrar água?
Mares e oceanos, rios, lagos, aquíferos (águas subterrâneas), geleiras.

16) Escreva quais são os tipos de precipitações.
As precipitações podem acontecer de forma liquida (chuva) ou sólida (neve, granizo e geada).

17) Como ocorre o ciclo das águas.

- O ciclo começa com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios.
- A evaporação acontece por causa do calor do Sol e pela ação dos ventos, transformando a água do estado líquido para o estado gasoso.
- O vapor de água, por ser mais leve que o ar, sobe na atmosfera formando nuvens.
- Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor de água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta para a superfície em forma de chuva.

FonteColégio Ibituruna, Professor Júnior On-line, www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa