2 de novembro de 2020

Favela

Imagem: NakNakNak por Pixabay - Rio de Janeiro
Segundo o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN - Habitat), quase um bilhão de pessoas no mundo vive em favelas.

Não há um conceito único único para favela; a publicação Sluns of the Wold da UN-Habitat apresenta descrições e definições para trinta cidades espalhadas pelo mundo. A agência da ONU reconhece que o termo inglês "slum" é utilizado para definir uma grande diversidade de assentamentos urbanos espalhados por vários países. De acordo com a UN-Habitat, uma ou mais das seguintes características define favela: condições inseguras de habitação, acesso inadequado a saneamento básico (não há água tratada nem coleta de esgoto e lixo), baixa qualidade estrutural das construções e moradias apertadas e superlotadas. Outra característica da favela é que, em geral, se trata de uma ocupação irregular, isto é, as pessoas ocupam terrenos dos quais não possuem título de propriedade. 

Rio de Janeiro e São Paulo, as duas cidades brasileiras com maior número de pessoas vivendo em favelas, aparecem entre as trinta cidades da lista da UN-Habitat e em ambas constam a definição dada pelo IBGE: "Aglomerado subnormal: grupo de cinquenta ou mais moradias, construídas de maneira adensada e desordenada, em terreno pertencente a terceiros, e carente de infraestrutura e serviços públicos". Essas ocupações irregulares e desordenadas se multiplicaram pelas cidades brasileiras. Segundo pesquisa, são mais de treze milhões de brasileiros que vivem em favelas.

Historicamente, as favelas proliferaram onde havia terrenos disponíveis em áreas muitas vezes inadequadas para ocupação, como morros e margens de rios e córregos. Em muitas cidades, à medida que a urbanização vai se adensando e a terra se valorizando, a tendência é que as novas ocupações irregulares ocorram na periferia, em áreas distantes das zonas centrais onde estão as maiores ofertas de trabalho. Isso cria muitas dificuldades para a população se deslocar devido ao trânsito e ao alto custo dos transportes públicos. Por isso, muita gente decide morar em cortiços nas regiões centrais em vez de ir para a periferia distante. Assim, é para que as pessoas continuem morando perto do trabalho e da escola do filho que as políticas públicas de erradicação de favelas procuram manter os moradores em prédios construídos no mesmo local em que estava a moradia precária.

A carência de habitações seguras e confortáveis é um problema existente no mundo todo, mas é muito mais grave nos países em desenvolvimento, especialmente nos mais pobres, como os da África Subsaariana

Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2017.
https://brasil.elpais.com/sociedade/2019-12-31/favelas-brasileiras-sonham-com-casa-e-negocio-proprios-para-2020-mas-nao-esperam-mais-seguranca.html

EM13CHS206: Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa