Imagem: Relógio de sol
Exercícios – História – 6º ano
1. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?
2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo
3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.
4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.
5. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga
6. Tendo em vista que a teoria Evolucionista é a mais aceita para a explicação da origem dos seres humanos, em qual das opções abaixo se encontra o nome do principal cientista que a defendia?
a)Leonardo da Vinci
b)Albert Einstein
c)Galileu Galilei
d)Nicolau Copérnico
e)Charles Darwin
Gabarito:
1.
a) Durante muito tempo o ser humano usou relógio para medir o tempo. Atualmente usa-se, além dos relógios, também aparelhos celulares para ver as horas.
b) Podemos ver a passagem do tempo pela mudança das estações do ano, pelo envelhecimento das pessoas e dos animais, pelas mudanças da paisagem.
c) Os calendários são muito importantes para organizar as atividades dos seres humanos.
d) O que demora mais para passar é o tempo com algo que nos desagrada. Quando nos divertimos o tempo passa rápido.