11 de março de 2022

Segregação socioespacial

 

Por Jonathan McIntosh - Obra do próprio, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70084

Os países, os estados e os municípios são separados por fronteiras políticas que podem ou não coincidir com limites naturais (como rios, montanhas, desertos). Além dessas, há as fronteiras sociais, que separam as pessoas em determinados espaços, dificultando o acesso de parte da população a bens e serviços, ao lazer e à cultura, por exemplo. A essa separação dá-se o nome de segregação socioespacial.

"A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer."

1. Cite exemplos de limites e fronteiras que você conhece.

2. No lugar onde você vive, existem fronteiras sociais? Comente.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA E HABILIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
5 - Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas causas, significados e usos políticos, sociais e culturais, avaliando e propondo mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Fonte:

SAMPAIO, Fernando dos Santos; SUCENA, Ivone Silveira. Ser protagonista: ciências humanas e sociais aplicadas: território e fronteira: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2020.

CAVALCANTI, Lana de Souza; ARAÚJO, Manoel Victor Peres. Segregação socioespacial no ensino de geografia: um conceito em foco. Acta Geográfica. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4775#:~:text=A%20segrega%C3%A7%C3%A3o%20socioespacial%20%C3%A9%20um,servi%C3%A7os%20b%C3%A1sicos%20e%20ao%20lazer.

12 de novembro de 2021

Terceira Revolução Industrial - Integração ciência e produção

A partir da segunda metade do século XX, iniciou-se uma nova fase de progressos tecnológicos, decorrente da integração entre ciência e produção, chamada de Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica-Informacional. A aplicação quase que imediata das descobertas científicas ao processo produtivo favoreceu o crescimento das atividades em que se emprega alta tecnologia, como a informática, a robótica e as telecomunicações.

6 de novembro de 2021

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - Novo salto tecnológico

Esse vídeo é um resumo sobre a Segunda Revolução Industrial, que aconteceu entre a segunda metade do século XIX (entre 1850 e 1870) até o final da Segunda Guerra Mundial (1939/1945) no século XX. É um período onde houve grande progresso nas pesquisas científicas, com um novo salto tecnológico. Esse avanço foi marcado pelo uso do petróleo como fonte de energia e do aço de alta resistência na metalurgia, pela invenção de motores a combustão movidos a óleo diesel para a geração de energia elétrica.
O modelo de desenvolvimento apoiou-se nas indústrias de grande porte (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas e automobilísticas) e no investimento em transporte ferroviário e naval. Como consequência , houve uma nova organização do espaço geográfico nos países onde ocorreu a Segunda Revolução Industrial.
 
https://youtu.be/n0GKiNlnCxA

4 de novembro de 2021

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - As grandes transformações no mundo capitalista

A Primeira Revolução Industrial foi um evento extremamente importante pelas transformações que trouxe no mundo a partir do século XVIII, na Inglaterra. Esse vídeo é um resumo das principais características desse período, da passagem do sistema de manufatura para o sistema fabril e mostra as razões pelas quais a Inglaterra foi pioneira na Revolução Industrial, e as consequências de todas essas mudanças, que acarretou na intensa exploração da mão de obra.
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa