21 de outubro de 2020

Manuel Castells

 

Imagem: Reprodução

Manuel Castells é um sociólogo espanhol, considerado um dos mais renomados do mundo. Doutor em sociologia pela Universidade de Paris, é professor nas áreas de sociologia, comunicação e planejamento urbano e regional e pesquisador dos efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral. Principal analista da era da informação e das sociedades conectadas em rede, sua obra virou referência obrigatória na discussão das transformações sociais do final do século XX.

É autor de dezenas de livros traduzidos para diversos idiomas, com destaque para a trilogia A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, composta por A sociedade em rede, O poder da identidade e Fim de milênio. Castells se transformou em uma referência internacional da nova sociedade da informação. Seu livro Redes de indignação e esperança relaciona as novas formas de comunicação da sociedade em rede, apontando caminhos para que a autonomia comunicacional das telas se expanda à realidade social como um todo.

Fonte: https://www.fronteiras.com/conferencistas/manuel-castells
https://brasil.elpais.com/brasil/2020/01/05/internacional/1578248195_961148.html

A Sociologia e a interpretação da sociedade atual

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
As transformações no mundo acontecem de forma contínua e intensa. A política, a economia e as diferentes formas de organização social, como a família, a escola e o trabalho rapidamente produzem novas relações ou rearranjam as antigas. Testemunhas do progressivo avanço das tecnologias de comunicação (especialmente a telefonia celular e a internet), as últimas décadas podem ser caracterizadas por um conjunto de transformações que alteraram imensamente a estrutura social no mundo. As mudanças pelas quais passam a economia, a cultura, a política e todos os campos da vida social têm sido cada vez mais objeto de pesquisas e a ciência tem sido convocada a estudar os impactos dessas novas realidades formadas por elementos como novas relações de trabalho, novos arranjos políticos e novas representações e de diferentes aspectos da sociabilidade, como a criminalidade violenta e o consumismo.

Uma das interpretações dessas transformações é a do sociólogo espanhol Manuel Castells. Tendo como base uma revolução causada pelo avanço das tecnologias da informação, produziu-se uma remodelação cada vez mais rápida das estruturas sociais. Partindo dessa constatação, Castells mostra que as economias do mundo estabeleceram um novo processo de interdependência global, que transformou radicalmente as antigas formas de relação entre a economia, o Estado e a sociedade. Segundo ele, todas as alterações de caráter econômico, cultural e político devem ser analisadas em relação às transformações tecnológicas de informação, pois o fluxo de informações, o modo pelo qual elas se propagam e estabelecem diferentes redes sociais, altera os padrões de reprodução social, resultando em constantes mudanças no tecido social (termo usado atualmente para se referir aos aspectos sociais de uma cidade). A partir dessas transformações, Castells vê surgir um novo processo social, que ele chamou de sociedade em rede ou sociedade informacional.

A outra análise da sociedade atual foi feita pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que destaca o fato de vivermos uma época na qual os parâmetros que construíram a modernidade com base nos ideais emancipatórios da Revolução Francesa perderam sua eficácia. As expectativas de construção de um mundo justo e seguro falharam, e a sociedade hoje vive as consequências de uma realidade de incertezas. A falta de estabilidade no emprego e a incapacidade dos Estados de corrigir essa insegurança são responsáveis pelos principais  problemas sociais da atualidade. Como a política não é mais capaz de centralizar as demandas sociais, os indivíduos são impedidos ou se abstêm de decidir coletivamente sobre a organização da sociedade. Em lugar do poder de decidir sobre as leis que devem seguir, foi criado um espaço vazio que favorece as soluções individuais e enfraquece a vida coletiva nas sociedades atuais. A forma como esse espaço será preenchido é uma questão tanto para a sociologia quanto para o futuro de cada sociedade.

Fonte: SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.

20 de outubro de 2020

População Economicamente Ativa (PEA)

 A População Economicamente Ativa (PEA) é composta de pessoas que têm ocupação remunerada. Os que não exercem atividade remunerada (crianças, aposentados, idosos, mulheres que cuidam apenas do lar) formam a População Economicamente Inativa (PEI). São consideradas Pessoas em Idade Ativa (PIA), ocupadas ou não, aquelas que se encontram na faixa etária de 14 a 65 anos.

A população que trabalha mantém a população inativa. A relação entre as faixas inativa e a PEA é chamada taxa de dependência e expressa o ônus de jovens e idosos para a população economicamente ativa.

A distribuição da PEA pelos setores  de atividade econômica apresenta diferenças entre os  países desenvolvidos e os não desenvolvidos.

Nos países desenvolvidos existe uma concentração maior de trabalhadores no setor terciário, que abrange as áreas de informática, a mídia, os serviços e o comércio em geral. A concentração nesses setores já é verificada também  nos países emergentes. O setor primário, que reúne as atividades extrativistas e agropecuárias, perde cada vez mais funcionários para a mecanização do campo; e o setor secundário, que compreende as atividades industriais de modo geral, está ocupando menor número de trabalhadores, em razão do uso intensivo de máquinas e robôs.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço natural natureza e o espaço humanizado. São Paulo: Ática, 2017.

19 de outubro de 2020

A situação do emprego no Brasil


Imagem: Reprodução

Nos anos 1990, as taxas de desemprego aumentaram significativamente em razão da abertura econômica e da concorrência dos produtos importados, que provocaram a falência ou a queda de produção de muitas empresas brasileiras. Outros fatores que provocaram desemprego foram a política de juros altos e os baixos investimentos do Estado em infraestrutura e em outros setores da economia. Contribuíram, também, a automação e a robotização na produção de mercadorias e serviços.

Na primeira década dos 2000, ocorreu uma melhoria na renda de uma parcela significativa da população brasileira, que migraram das classes pobre e extremamente pobres, classificadas como D e E, para integrarem a classe C (com capacidade de consumo além dos produtos básicos de sobrevivência).

O Brasil retomou o crescimento econômico favorecido pelo dinamismo da economia mundial e especialmente da China. Priorizou investimentos em programas sociais (como o Bolsa Família) e melhorou a distribuição de renda, o que foi fundamental para diminuir as taxas de desemprego.

A melhora das condições de vida promoveu a ampliação da capacidade de consumo e a expansão do mercado interno e das atividades produtivas.

A crise financeira global de 2007/2008 enfraqueceu o ritmo de crescimento econômico, embora as taxas de desemprego tenham permanecido em queda até metade de 2014. A crise mundial foi enfrentada através da desoneração de impostos a determinados setores produtivos e mantido investimentos e gastos públicos e programas sociais. As despesas superaram as receitas federais e as finanças públicas deterioraram-se rapidamente. Contribuíram para a crise financeira a desaceleração da economia chinesa (nossa principal parceira comercial) e a queda do valor das commodities, os produtos que mais vendemos no mercado mundial. A partir de 2015 a crise estava instalada e o desemprego aumentou em ritmo acelerado.

A recessão dos anos 2015 e 2016 eliminou quase 3,5 milhões de empregos, sendo que parte deles nunca mais voltou a ser ofertada. O Brasil, que chegou a ter uma taxa de desemprego de 4,8% em 2014, voltou ao patamar de 12%.

A pandemia do novo coronavírus só agravou a situação. Apenas em abril, 1,4 milhão de postos fecharam, segundo um acompanhamento do Ministério da Economia. A expectativa é que outros 8 milhões de pessoas percam o emprego até o fim do ano como reflexo da crise econômica prolongada, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Lazaro Anselmo; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2017.
https://exame.com/revista-exame/um-brasil-desempregado/


"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa