28 de outubro de 2020

Tecnopolo

Imagem: Reprodução

É um centro industrial e tecnológico que reúne, em um mesmo local, atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como universidades e empresas de alta tecnologia. Na era dos tecnopolos, um novo "capital" é muito valorizado: o capital intelectual. Por isso a universidade é fundamental nesses locais. Não existe aí uma cadeia industrial baseada na complementação de produtos, mas uma produção em que o principal capital é o conhecimento. Uma infraestrutura de infovias (fibra óptica, internet banda larga) com um bom sistema de comunicação é essencial para a instalação de um tecnopolo.

Esses novos centros industriais e de serviços têm relação com a Terceira Revolução Industrial, assim como as bacias carboníferas tinham com a Primeira ou as jazidas petrolíferas com a Segunda. Os tecnopolos constituem os pontos de interconexão da rede mundial de produção de conhecimentos e os principais centros irradiadores das inovações que caracterizam a revolução tecnológica que se iniciou nas últimas décadas do século XX. Muitas empresas inovadoras que existem hoje no mundo se desenvolveram numa incubadora, no interior de um parque tecnológico.

Os tecnopolos concentram-se especialmente nos Estados Unidos, na União Europeia e no Japão, embora existam em outros países desenvolvidos e também em alguns países emergentes: no Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na Coreia do Sul, em Taiwan, no México, entre outros.

O Vale do Silício é o maior parque tecnológico do mundo. Fica na região da baía de São Francisco, nos Estados Unidos e abriga algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, como Google, Facebook, Apple, Tesla, entre outras.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o espaço geográfico globalizado. São Paulo: Ática, 2017.
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione. 2017.
http://www.laiob.com/blog/por-que-o-vale-do-silicio-e-o-maior-polo-de-tecnologia-do-mundo-2/

Incubadora de empresas

Estrutura destinada à criação e ao desenvolvimento sobretudo de micro e pequenas empresas, principalmente de tecnologia avançada, na área industrial ou de serviços, com o objetivo de reduzir sua mortalidade e estimular a inovação. Em geral, a incubadora dispõe de instalações para abrigar temporariamente a empresa selecionada. A incubação também pode ser feita a distância; nesse caso, a empresa recebe todo o suporte (capacitação técnico-gerencial dos empresários e funcionários, acesso a laboratórios e bibliotecas de universidades e instituições de pesquisa, etc.), mas não compartilha o espaço físico da incubadora. No Brasil, cerca de 90% das incubadoras estão vinculadas a uma universidade ou centro de pesquisa, muitas das quais funcionando no próprio campus universitário.

Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione. 2017.

Logística

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O termo tem origem militar e envolve aspectos táticos e estratégicos das operações das Forças Armadas no campo de batalha. Recentemente passou a ser usado na economia para definir o planejamento, a execução e o controle do fluxo de mercadorias e serviços, assim como das informações relativas a eles e a infraestrutura de transportes e armazenagem, buscando otimizar a circulação e reduzir custos.

Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione. 2017.

Fatores locacionais da indústria

Imagem: Frauke Feind por Pixabay - Indústria petroquímica

Os fatores locacionais são as diversas vantagens que determinado lugar pode fazer para atrair a instalação de indústrias. No momento de escolher uma localidade para instalar uma indústria, os empresários levam em consideração quais fatores são mais importantes para aumentar a taxa de lucro de seu investimento. Os principais fatores locacionais que atraem indústrias são:

1. Matérias - primas: minerais e agropecuáriasLugares que apresentam um fácil acesso a matérias-primas são considerados vantajosos para a instalação de empresas.

2. Energia: petróleo, gás, eletricidade, etc. Se um país ou região possui uma grande produção de energia, o número de investimentos tende a aumentar.

3. Mão de obra: pouco qualificada (baixa remuneração) ou muito qualificada (alta remuneração). Geralmente as empresas procuram lugares em que a mão de obra seja barata e que atenda os seus interesses.

4. Tecnologia: parques tecnológicos, incubadoras, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). São locais atraentes para empresas que necessitam desses serviços, uma vez que eles formam profissionais especializados e garantem rápido aprimoramento da produção industrial.

5. Mercado consumidor: relacionado à quantidade de pessoas e disponibilidade de renda. Quando um local apresenta um grande mercado consumidor, há um aumento do número de empresas e fábricas que buscam instalar-se nessa região para atender esse mercado e gerar lucros.

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa