14 de outubro de 2020

Blocos econômicos

Imagem: Reprodução

Após a Segunda Guerra Mundial, o comércio internacional se expandiu; entretanto, os limites territoriais entre os países ainda impõem muitas barreiras à circulação de mercadorias, principalmente de produtos agrícolas. A busca por reduzir essas barreiras ainda esbarra em conflitos de interesses.

Os acordos regionais reduzem as barreiras no interior de um bloco, mas mantêm muitas delas para os países que são de fora.

Os blocos econômicos são associações criadas entre os países para que eles estabeleçam relações entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias mundiais. Os Estados passam a se agrupar em blocos regionais a fim de proteger e fortalecer suas economias, mesmo que, com isso, tenham que abdicar de parte de sua soberania.

Os blocos econômicos estão organizados com diferentes graus de integração:
* Zona de livre-comércio: há redução ou eliminação de tarifas alfandegárias entre os países-membros. Exemplo: o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).
* União aduaneira: um grupo de países elimina as tarifas alfandegárias (as mercadorias circulam sem pagar taxas) e estabelece a mesma taxa de importação para produtos vindos de outros países. Exemplo: o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
* Mercado comum: permite a livre circulação de pessoas, capitais e serviços entre os países-membros. Exemplo: a União Europeia até dezembro de 1998.
* União econômica e monetária: os países-membros adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. Exemplo: a União Europeia encontra-se nesse estágio atualmente.

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Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 2. São Paulo: Editora Ática, 2017.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil; espaço geográfico e globalização. Vol, 2. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
VIEIRA, Bianca Carvalho et.al. Ser protagonista: geografia. 3 ed. São Paulo: Edições SM, 2016.https://querobolsa.com.br/enem/geografia/blocos-economicos

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"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa