13 de novembro de 2020

A Geografia no século XX

Imagem: https://www.wikiwand.com/fr/Paul_Vidal_de_La_Blache

No século XX, vários geógrafos realizaram novos trabalhos. A chamada Escola Francesa assumiu papel importante nessa tarefa. Entre seus representantes estão: Paul Vidal de La Blache (1845-1918), Jean Brunhes (1869-1930), Emmanuel de Martonne (1873-1955), Pierre Deffontaines (1894-1978), André Cholley (1866-1968) e outros.

Jean Brunhes acrescentou mais dois princípios ao método de estudo geográfico - o Princípio da Atividade ou da Evolução e o Princípio da Conexão ou Coexistência ou ainda da Interação.

Princípio da Atividade ou da Evolução. Todo fato geográfico se modifica através do tempo. Por isso, devemos estudar os fatos atuais e procurar as suas ligações ao longo do tempo: o que foi, o que é, possivelmente o que será, procurando, portanto, as suas fases evolutivas.

Princípio da Conexão ou Coexistência ou ainda da Interação. Estabelece que os fatos geográficos, físicos ou humanos, nunca aparecem isolados e estão sempre interligados por elos de relacionamentos. As relações existentes devem ser identificadas e analisadas.

A importância da geografia humana no século XX

A Geografia na Idade Contemporânea

 

Imagem: Reprodução (Humboldt e Ritter)

A partir do conhecimento descritivo do mundo conhecido, dois cientistas alemães - Carl Ritter (1779-1859) e Alexander von Humboldt (1769-1859) - passaram a procurar explicações para o que já se conhecia como paisagem descritiva, tentando explicar a relação entre natureza e vida humana. Com seus ensinamentos a geografia se firmou como ciência.

Ritter procurou explicar as relações existentes entre o meio físico e a vida humana, dando maior ênfase à geografia humana. Determinou, assim, o papel da geografia entre as demais ciências. Humboldt procurou integrar outra vez as distintas disciplinas que estudam o meio natural. Esses dois cientistas também procuraram explicar as causas dos fenômenos naturais e sociais, suas diferenças e semelhanças.

Humboldt e Ritter estabeleceram dois princípios que fizeram da geografia uma ciência original. Mais tarde, o geógrafo francês Emmanuel De Martonne (1873-1955) chamou esses princípios de Princípio da causalidade e Princípio da geografia geral ou da analogia.

Princípio da causalidade procura explicar as causas que produzem um fato ou fenômeno geográfico.

Princípio da geografia geral ou da analogia procura comparar fenômenos e fatos similares que ocorrem em lugares diferentes da superfície da Terra. Esse princípio se baseia na suposição de que um mesmo fenômeno pode se apresentar em outro lugar da Terra se houver condições naturais análogas.

12 de novembro de 2020

A Geografia na Idade Moderna

Com o passar do tempo, o mundo conhecido foi-se expandindo e os conhecimentos geográfico se tornaram mais amplos. Dois acontecimentos marcaram a geografia na Idade Moderna

  • o Renascimento (séculos XIII a XVIII); 
  • e as Grandes Navegações e Descobrimentos (séculos XV e XVI). 

Com o Renascimento, houve a procura de uma explicação científica para fenômenos da natureza. Com as Grandes Navegações, ampliaram-se os horizontes geográficos e foi descoberto o Novo Mundo, o continente americano. Também foram realizadas as viagens de Vasco da Gama para a Índia (1498), através da costa africana, e de Fernão de Magalhães, que deu a volta ao mundo, na chamada viagem de circum-navegação (1519).

Imagem: Reprodução

A Geografia na Idade Média

Na Idade Média, os árabes Ibn Battuta (1307-1377), Al Idrisi (1100-1165) e Ibn Khaldun (1332-1406) elaboraram descrições do mundo conhecido, com uma cartografia bastante precisa. 

Ibn Battuta foi um viajante, estudioso e explorador marroquino. No mundo islâmico ele é conhecido como o príncipe dos viajantes devido a sua famosa jornada realizada entre 1325 e 1353, que percorreu cerca de 120 mil quilômetros. Suas viagens atravessaram o norte da África, a península arábica, o extremo oriente, a Anatólia, a costa oriental africana e o Sahel.

Imagem: As viagens de Ibn Baṭṭūṭah - Encyclopædia Britannica, Inc.

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa