Apresentamos aqui o trabalho feito por três importantes geógrafos brasileiros que realizaram pesquisas para classificar o relevo do Brasil, cada um deles utilizando recursos técnicos que estavam à disposição na época. A primeira classificação foi proposta pelo geógrafo e professor Aroldo de Azevedo, em 1940. Em 1960, foi proposta a segunda classificação, reelaborada pelo também geógrafo e professor Aziz Ab'Saber. Em 1989 foi a vez de Jurandyr Ross, outro geógrafo e professor, propor uma nova classificação do relevo brasileiro.
21 de dezembro de 2020
Classificação do relevo brasileiro
20 de dezembro de 2020
Abalos sísmicos
Os abalos sísmicos ou terremotos são causados pela ruptura das rochas, provocadas por acomodações geológicas de camadas internas da crosta terrestre, ou pela movimentação de placas tectônicas, que produzem ondas vibratórias que se espalham em várias direções, dando origem aos sismos. O ponto onde o terremoto se origina recebe o nome de centro ou foco. E o ponto da superfície terrestre situado diretamente acima do centro é o chamado epicentro, onde o terremoto é sentido com maior intensidade.
O sismógrafo é o instrumento usado para captar a energia liberada durante um terremoto ou sismo e sua intensidade é medida pela Escala Richter. Quanto maior a quantidade de energia liberada, maior a intensidade do terremoto, correspondendo a números maiores na escala. Diariamente ocorrem centenas de terremotos em várias partes do mundo, sendo grande parte de baixa intensidade, imperceptíveis aos seres humanos.
Escala Richter
Vulcanismo
Vulcanismo são os "fatos e fenômenos geográficos relacionados com as atividades vulcânicas, em que o magma do interior da Terra chega à superfície. A manifestação típica do vulcanismo é o cone vulcânico e o amontoado de pó, cinzas e lavas formado pelas erupções", de acordo com Almeida e Rigolin, (2017, p.93).
O termo vulcanismo é utilizado para indicar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. São classificados em vulcanismo primário e vulcanismo secundário. O primeiro se refere ao evento vulcânico principal, associado aos vulcões. Já o segundo se refere a outras manifestações vulcânicas, tais como gêiseres, nascentes termais e outros.
O vulcanismo é um processo resultante das características de pressão e temperatura do subsolo. Diretamente abaixo da crosta está localizado o manto, camada da estrutura da Terra ainda quente, devido à formação do planeta há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Quando as pedras do manto se derretem, se transformam em magma, que, por sua vez, alcança a superfície terrestre e libera os gases contidos. Os vulcões entram em erupção quando a pressão é muito forte, fazendo com que as rochas rachem e o magma escape pela superfície. As erupções são frequentes quando a quantidade de magma que sai da terra é relativamente constante; mas, em alguns vulcões, o magma sobe em um intervalo de 100 ou até 1000 anos. (SILVA)
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado.. São Paulo: Ática, 2017.
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006.
Círculo de fogo
Círculo do fogo ou anel de fogo do Pacífico é uma área de instabilidade geológica e de intensa atividade sísmica. Isso se deve ao fato de ser área de contato ou de limite entre placas tectônicas. Tem mais de 40 mil quilômetros. É responsável por cerca de 90% dos terremotos e por 50% dos vulcões da Terra.
O fato importante que devemos considerar, é que essa é uma das áreas mais densamente povoadas do planeta. Portanto, milhões de pessoas estão sujeitas aos terremotos e maremotos (tsunamis) que acontecem ali. O Japão, por exemplo, passou por um terremoto seguido por tsunami em 2011, que trouxe devastação e mortes ao país.
Fonte:
ALMEIDA, Lúcia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado.. São Paulo: Ática, 2017.
GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2006.
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa