29 de junho de 2013

Exercícios - Países do Norte - 7º ano

1. Os países desenvolvidos estão em sua grande maioria está localizado no hemisfério norte. Cite os países que estão localizados no hemisfério sul e são considerados desenvolvidos.
2. Dê o significado de:
a) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) - Índice que mede a qualidade
b) Transnacional ou multinacional:
c) Patente:
d) OMC:
3. Quais os motivos que fazem os países com elevado IDH serem classificados como países desenvolvidos?
4. Por que os países desenvolvidos são altamente consumistas?
5. Em relação as suas áreas urbanas, ao crescimento demográfico e a qualidade de vida, como se apresentam os países desenvolvidos?
6. Em relação à economia como estão organizados os países desenvolvidos?
7. Qual é a ideia que o Geógrafo Josué de Castro tem sobre o desenvolvimento econômico?
8. Explique a diferença entre desenvolvimento Qualitativo e Quantitativo.
9. Hoje, os países mais ricos usam o protecionismo econômico de forma muito intensa. Sendo o protecionismo uma prática muito negativa para o comercio internacional, explique, em detalhes, protecionismo econômico.10. Por que a ciência e a tecnologia são de grande importância para os países desenvolvidos?
11. Qual o principal objetivo da utilização da ciência e da tecnologia pelas grandes corporações?
12. Explique o que é indústria e qual sua principal função na economia mundial na atualidade.
13. A união Europeia é o bloco econômico melhor organizado na atualidade, sendo assim responda:
a) O que é um bloco econômico;
b) Quantos são os países que formam este bloco econômico;
c) Quando iniciou a ser formado e quais suas etapas no processo de formação.
14. Explique a razão pela qual uma das características da globalização é a interdependência entre os países.
15. Explique cada etapa do processo de evolução da indústria.
a) Artesanato
b) Manufatura
c) Maquinofatura
16. Explique como se deu a desconcentração industrial nos países desenvolvidos.
17. Quais os tipos de indústrias que se destacam na nova fase da indústria?
18. Qual a relação entre o numero de registro de patentes e o desenvolvimento econômico de um país?

Fonte: Geografia e Meio Ambiente

Respostas:

1) Austrália e Nova Zelândia.
2) a) Índice que mede a qualidade de vida de uma população por meio de três critérios: renda per capita, longevidade e educação. E foi criado na década de 90 do século XX pelo eco­nomista paquistanês Mahbud ul Haq.
b) São empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.
c) É um documento emitido pelo governo dando a determinada pessoa ou empresa o monopólio sobre uma invenção.
d) Organização Mun­dial do Comércio – é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech.
3) Elevado IDH (índice de Desenvolvimento Humano),
Elevado grau de industrialização e urbanização,
Alta expectativa de vida
Excelente nível de escolarização.
4) Os países do Norte são altamente consumistas, devido ao elevado poder aquisitivo de sua população e ao constante lançamento de novos produtos (com alta tecnologia) no mercado.
5) São países cuja população está concentrada na área urbana, apresentam baixas taxas de crescimento demográfico e elevada expectativa de vida (ótima qualidade de vida).
6) A economia tem sua base nos setores secundário e, principalmente, terciário. A agropecuária é moderna, mecanizada e altamente produtiva. São elevados os investimentos em ciência e tecnologia.
7) O desenvolvimento implica mudanças sociais sucessivas e profundas.
O conceito de desenvolvimento não é meramente quantitativo, mas compreende os aspectos qualitativos dos grupos humanos.
Crescer é uma coisa; desenvolver é outra. Crescer é, em linhas gerais, fácil. “Desenvolver equilibradamente é difícil”.
8) O desenvolvimento quantitativo: está relacionado apenas ao aumento de capitais, à geração de lucros; não se levam em conta as condições dos seres humanos.Já o desenvolvimento qualitativo envolve o crescimento econômico sim, mas apoiado no desenvolvimento do ser humano como um todo, seja do ponto de vista físico, mental ou espiritual.
9) O protecionismo é um mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa. Estes mecanismos protecionistas são o aumento da carga tributária ( imposto) sobre a importação de gêneros agrícolas e manufaturados; Criação de diversas regras e normas para a entrada de produtos estrangeiros; Utilização de subsídios para baratear os produtos nacionais.
10) A ciência, a tecnologia e a indústria são setores de grande importância para um país, porque geram empregos e promovem o crescimento econômico, que ocorre por meio do desenvolvimento de novos produtos;
11) São utilizadas para aumentar os lucros das grandes corporações do que para atender aos interesses sociais, isso vale tanto para os países desenvolvidos quanto para os subdesenvolvidos.
12) É por meio da atividade industrial que um país consegue suprir as suas necessidades de consumo, elevar as exportações e reduzir as importações, tentando assim promover o seu desenvolvimento econômico.
13) a) Os blocos comerciais, ou blocos econômicos, são agrupamentos de países que têm como objetivo a integração econômica e/ou social. Podem ser classificados em quatro categorias distintas: Áreas ou Zonas de Livre Comércio, Uniões Aduaneiras, Mercados Comuns e Uniões Econômicas e Monetárias.
b) 27 países
c) Iniciou a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
1ª Etapa foi em 1951 com ao CECA – Comunidade Européia do Carvão e Aço
2ª Etapa foi em 1957 com MCE – Mercado Comum Europeu
3ª Etapa foi 1992 com EU - União Europeia
14) A razão é a diminuição das barreiras alfandegárias, a desregulamentação das leis que regem o mercado financeiro e do avanço dos meios de transporte e de telecomunicação, o que favorece maiores investimentos e trocas comerciais entre os países.
15) Artesanato - etapa em que o artesão (produtor) realizava sozinho todas as fases da produção, sendo responsável, inclusive, pela comercialização do produto. Nessa etapa, não existia a divisão do trabalho e se empregavam ferramentas simples.
Por exemplo: O sapateiro fazia a aquisição do couro, a produção do sapato e a venda do produto final ao consumidor.
Manufatura - tem como característica o uso de máquinas simples e pela simples divisão do trabalho. Existia um trabalhador assalariado e o dono dos meios de produção (máquinas e ferramentas), que era o patrão. Era o trabalhador assalariado o responsável pela execução de cada etapa da produção.
Maquinofatura - teve início no final no século XVIII e perdura até os dias atuais. É marcada pelo uso de máquinas e tecnologia, bem como de fontes de energia, como o carvão e o petróleo. A produção é realizada em grande escala, (com grande divisão do trabalho) o trabalhador executa apenas uma parte do processo, em geral, desconhecendo as demais etapas da produção.
16) Devido a falta de matéria-prima, de energia, da especulação imobiliária, o caos urbano, a crescente preocupação com o meio ambiente e o elevado custo de mão de obra, fizeram com que as principais industria dos países desenvolvidos procurassem os países em desenvolvimentos.
17) Microeletrônica, informática, robótica e a biotecnologia.
18) Em um país desenvolvido o número de registro de patente é muito grande pelo fato de ter, nesses países uma maior quantidade de centro de produção de novas tecnologias.

Exercícios - globalização e blocos econômicos


1) Estados Unidos, Canadá e México criaram o bloco econômico denominado NAFTA. Um de seus principais pontos é eliminar tarifas alfandegárias e obstáculos para a livre circulação de bens e serviços.
A criação deste bloco compõe um quadro que aponta para uma das contradições socioeconômicas mais marcantes da globalização.
São elementos constituintes dessa contradição:
a) Poder das empresas globais / desorganização da sociedade civil.
b) Incentivo à integração econômica / fragmentação política pelo nacionalismo.
c) Facilidade para a circulação de riquezas / restrição à circulação de pessoas.
d) Democracia nos países desenvolvidos / autoritarismo nas nações subdesenvolvidas.

2) Todas as alternativas abaixo apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas ocorrido no final do século XX, exceto:
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.

3) Marque a alternativa que NÃO corresponde à globalização.
a) Os avanços tecnológicos como transporte, comunicação e informática.
b) O fortalecimento do Estado-Nação.
c) Aprofundamento da divisão internacional do trabalho ou da produção.
d) A ampliação das desigualdades socioeconômicas norte-sul.
e) O aumento das migrações internacionais.

4) A rede Mc Donald’s tornou-se um dos símbolos das principais mudanças ocorridas em diversos países nos últimos cinqüenta anos. Sua história se confunde com a das relações
econômicas internacionais . Hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um Mc Donald’s em mais de 120 países.
Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica, são:
a) Mundialização da cultura / extinção da dualidade local/global.
b) Padronização do consumo – expansão de empresas transnacionais.
c) Americanização dos costumes – internalização tecnológica do setor industrial.
d) Uniformização dos hábitos alimentares – integração mundial dos mercados nacionais.

5) O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa trouxe benefícios e prejuízos para a humanidade. Que fator positivo eles proporcionam ao homem?
a) O acesso á informação
b) A melhoria na distribuição de renda
c) A redução do consumo
d) A redução da violência

6) Desde o final do século XX, no mundo todo, cresceu a globalização financeira que se destaca
a) Pela perda de valor do dólar americano.
b) Pelo crescimento da especulação nas bolsas de valores.
c) Pela pequena concorrência entre bancos.
d) Pela estabilidade das bolsas de valores.

7) Sony, Siemens, Revlon, Nike, Sansung, IBM, Adidas, JVC, Shell, etc, estão cada vez mais presentes na vida das cidades. Elas representam:
a) A mundialização do capital.
b) O poderio da robótica.
c) A vulgarização da internet.
d) O fortalecimento do mercado interno.

8) Considerando o espaço político e geoeconômico do mundo globalizado, assinale a alternativa que corresponde às afirmativas dadas.
- A globalização tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tal como a introdução de tecnologias liberadoras de mão-de-obra.
- O processo de globalização contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.
- A economia globalizada estimulou o declínio do comércio mundial, em níveis sem precedentes, tal que propiciou a falência de inúmeras nações na América Latina, Europa e Ásia.
- A globalização conduz à nacionalização dos territórios nacionais e ao fortalecimento das economias regionais, principalmente dos países da América Latina e da Ásia.
Assinale a sequência correta.
a) V, F, V, F
b) F, V, F, V
c) V, V, F, F
d) F, V, V, F

9) Em plena era de globalização, mais da metade do gênero humano jamais discou um número de telefone. Há mais linhas telefônicas em Manhattan (EUA) do que em toda a África, ao sul do Saara.
(Mbeki, vice-presidente da África do Sul, 1995. Adaptado)
Considerando-se o texto anterior, assinale a alternativa correta.
a) O nível de vida das populações e o grau de desenvolvimento tecnológico dos países explicam a desigual distribuição da rede Internet.
b) A cibercultura é universal e constitui um instrumento de massificação e construção de uma identidade cultural global.
c) Os fluxos de informação telefônica não devem ser confundidos com as infovias que têm uma distribuição mais igualitária no mundo.
d) Os custos de conexão virtual são mais elevados nos países ricos que nos pobres, o que explica a sua desigual distribuição.

Fonte: 
https://gustavokasten.webnode.com.br/a8%c2%ba%20ano/exercicio%20%20globaliza%c3%a7%c3%a3o%20e%20blocos%20economicos/

Respostas:
1 C; 2 A; 3 B; 4 A; 5 A; 6 B; 7 A; 8 VVFF; 9 A.

Exercícios - Continente africano - 9º ano

1) Sobre o Continente Africano marque a alternativa correta :
a) O Continente Africano possui muitos problemas climáticos, pois está localizado bem próximo do polo norte .
b) O Continente Africano tem o clima muito quente pelo fato de ser muito alongado no sentido leste-oeste .
c) O Continente Africano passou pelo processo de descolonização devido ao enfraquecimento das potências europeias, após a 2ª Guerra Mundial (1940 – 1945) .
d) O Continente Africano é o mais rico de todos os continentes, pois colonizou o continente americano e toda a porção nordeste e noroeste do Continente Europeu .
e) O Continente Africano é dominado pelos povos árabes e sofreu muita exploração desde o seu descobrimento no século XVIII .

2) Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos : país ; nação ; estado ; território
a) _______________________________________ é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país; o conjunto das instituições com seus funcionários que organizam e administram a sociedade.
b) __________________________________ é um coletivo humano com características comuns ; um povo que fala a mesma língua, que tem as sua tradições , costumes e religião, ligados por laços históricos e culturais .
c) __________________________________ é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania .
d) __________________________________é um território politicamente delimitado por fronteiras, com organização político-administrativa, e habitado por uma comunidade com língua, história e tradições próprias .

3) Preencha as lacunas abaixo com os termos corretos : PIB (Produto Interno Bruto) ; globalização
a) ____________________________________________: é a integração mundial pela facilidade de trocar mercadorias e informação, devido aos recentes avanços tecnológicos, principalmente nos transportes e telecomunicações .
b) ____________________________________________: é um indicador econômico que informa a soma de toda a riqueza produzida em um país, ao longo de um ano .

4) O que foi a descolonização da África ?
a ) Após a Segunda Guerra Mundial as potências europeias foram se retirando do território africano, pois estavam com suas economias em crise, não conseguindo manter a dominação na África.
b) O Continente Africano é dominado pelos povos árabes e sofreu muita exploração desde o seu descobrimento no século XVIII , mas recentemente (anos de 2010 a 2011) o povo africano está se revoltando e libertando-se da dominação.
c) A descolonização da África ocorre por ela ter cinco tipos de clima, devido ao seu território ser muito alongado horizontalmente, ou seja, de oeste para leste .
d) A descolonização da África é um fenômeno que preocupa todo o mundo, pois o desmatamento da floresta Equatorial do Congo contribui para o resfriamento global.
e) A África possui muitas colônias pelo mundo inteiro e a partir da 2ª Guerra Mundial está ocorrendo a globalização das colônias africanas, inclusive no Continente Asiático .

5) Explique o que é a DIT (divisão internacional do trabalho) ?

Respostas:
1) C
2) a - Estado; b - Nação; c - Território; d - País.
3) a - Globalização; b - PIB.
4) A
5) A DIT (tradicional) é a divisão internacional do trabalho, que se refere ao padrão das relações produtivas e comerciais realizadas no mundo, até a Segunda Guerra Mundial : os países desenvolvidos importam as matérias primas dos países subdesenvolvidos ; os países subdesenvolvidos importam os produtos industrializados (automóveis, eletrodomésticos, etc.) dos países desenvolvidos ou industrializados. Observe que os produtos industrializados tem valor maior em comparação às matérias-primas. 

Fonte: https://geografianewtonalmeida.blogspot.com/2011/12/geografia-prova-9-ano-ensino.html

24 de junho de 2013

Atividades com o mapa do Brasil - divisão política

1) Identifique no mapa todas as unidades da federação com a sigla correspondente.
2) Escreva o nome das capitais dos estados.
3) Localize no mapa a capital federal e escreva nele seu nome.
4) Faça uma hachura horizontal nos estados não banhados pelo mar.
5) Localize no mapa os pontos extremos do Brasil.
6) Escreva o nome dos estados brasileiros nas linhas ao lado das siglas.
RR:_________________________
AP:_________________________
AM:________________________
RO:_________________________
PA:_________________________
AC:_________________________
TO:_________________________
MT:_________________________
MS:_________________________
GO:_________________________
MA:_________________________
PI:__________________________
CE:_________________________
RN:_________________________
PB:_________________________
PE:_________________________
AL:_________________________
SE:_________________________
BA:_________________________
MG:________________________
ES:_________________________
RJ:_________________________
SP:_________________________
PR:_________________________
SC:_________________________
RS:_________________________
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa