Para estudar o mundo, é comum dividi-lo em regiões.
Região é o nome dado a uma área que possua uma ou um conjunto de caraterísticas comuns. Portanto, o conceito de região se refere à diferenciação de áreas. Sendo assim, as regiões são estabelecidas através de critérios:
sociais; econômicos; históricos, culturais; políticos; físicos ou naturais (relevo; clima; vegetação; hidrografia).
Regionalizar é dividir um determinado espaço observando nele suas características comuns, pois assim as diversas realidades são consideradas e por fim, regionalizadas.
Podemos dividir o mundo em continentes ou de acordo com as paisagens naturais. Também podemos dividir o mundo de acordo com a industrialização e pelo nível de desenvolvimento tecnológico dos países, por países ricos e pobres ou ainda por associações econômicas e comerciais (blocos econômicos).
É muito importante entender que as divisões regionais não são precisas e que muitas delas acabam por ficar em desuso no decorrer dos anos, como é o caso da divisão por sistema político-econômico, mas que foi muito utilizada durante o período da guerra fria
DIVISÃO POR CONTINENTES
Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.
O que define os continentes é a sua grande extensão de terra (grande tamanho) em relação às ilhas, as quais apresentam extensão de terra menor que um continente. Para exemplificar, Sob o ponto de vista físico (geológico) a Europa e Ásia fazem parte de um mesmo bloco continental, chamado Eurásia. Entretanto, a Eurásia apresenta diferenças relevantes do ponto de vista histórico, econômico, social e cultural, fato que contribui para serem considerados dois continentes distintos. Para separar a Europa e a Ásia e determinar a fronteira entre os dois continentes, costumam ser usados alguns elementos geográficos.
DIVISÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA
O critério usado nesta divisão é a história da expansão da colonização europeia em cada continente. De acordo com essa classificação, existem três regiões:
• Velho Mundo – formado pela Europa, Ásia e África (área de ocupação mais antiga).
• Novo Mundo – descoberto por Cristovão Colombo em 1492 (formado pela América).
• Novíssimo Mundo – descoberto por James Cook em 1770 (formado pela Oceania).
DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICOO período após a Segunda Guerra Mundial até 1989 ficou conhecido como Ordem Bipolar assim chamado porque o mundo estava dividido entre dois polos políticos e econômicos opostos, comandados por duas superpotências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética. Os Estados Unidos lideraram os países que adotaram o sistema capitalista. A União Soviética liderava os países que adotaram o sistema socialista.
DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO E NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Como dividir o mundo apenas em países capitalistas e socialistas não era suficiente para compreender a geopolítica mundial, outra regionalização passou a predominar no mundo a partir da década de 1950, unindo o critério do sistema político-econômico (capitalista ou socialista) e o critério do nível de desenvolvimento econômico (desenvolvidos ou subdesenvolvidos). Com base nela, os países eram classificados em:
• Primeiro Mundo: grupo de países capitalistas desenvolvidos;
• Segundo Mundo: grupo de países socialistas ou de economia planificada;
• Terceiro Mundo: grupo de países capitalistas menos desenvolvidos e/ou países não alinhados (Conferência de Bandung – 1955).
Com o fim da guerra fria, essa classificação ficou ultrapassada e sem sentido, uma vez que o fim do socialismo implicou o fim do segundo mundo. Então não tinha mais sentido o uso do termo primeiro e terceiro mundo.