3 de junho de 2020

A regionalização do espaço mundial

Para estudar o mundo, é comum dividi-lo em regiões. Região é o nome dado a uma área que possua uma ou um conjunto de caraterísticas comuns. Portanto, o conceito de região se refere à diferenciação de áreas. Sendo assim, as regiões são estabelecidas através de critérios: sociais; econômicos; históricos, culturais; políticos; físicos ou naturais (relevo; clima; vegetação; hidrografia).

Regionalizar é dividir um determinado espaço observando nele suas características comuns, pois assim as diversas realidades são consideradas e por fim, regionalizadas. 

Podemos dividir o mundo em continentes ou de acordo com as paisagens naturais. Também podemos dividir o mundo de acordo com a industrialização e pelo nível de desenvolvimento tecnológico dos países, por países ricos e pobres ou ainda por associações econômicas e comerciais (blocos econômicos).

É muito importante entender que as divisões regionais não são precisas e que muitas delas acabam por ficar em desuso no decorrer dos anos, como é o caso da divisão por sistema político-econômico, mas que foi muito utilizada durante o período da guerra fria

DIVISÃO POR CONTINENTES
Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.

O que define os continentes é a sua grande extensão de terra (grande tamanho) em relação às ilhas, as quais apresentam extensão de terra menor que um continente. Para exemplificar, Sob o ponto de vista físico (geológico) a Europa e Ásia fazem parte de um mesmo bloco continental, chamado Eurásia. Entretanto, a Eurásia apresenta diferenças relevantes do ponto de vista histórico, econômico, social e cultural, fato que contribui para serem considerados dois continentes distintos. Para separar a Europa e a Ásia e determinar a fronteira entre os dois continentes, costumam ser usados alguns elementos geográficos.

DIVISÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA

O critério usado nesta divisão é a história da expansão da colonização europeia em cada continente. De acordo com essa classificação, existem três regiões:

• Velho Mundo – formado pela Europa, Ásia e África (área de ocupação mais antiga).

• Novo Mundo – descoberto por Cristovão Colombo em 1492 (formado pela América).

• Novíssimo Mundo – descoberto por James Cook em 1770 (formado pela Oceania).

DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO
O período após a Segunda Guerra Mundial até 1989 ficou conhecido como Ordem Bipolar assim chamado porque o mundo estava dividido entre dois polos políticos e econômicos opostos, comandados por duas superpotências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética. Os Estados Unidos lideraram os países que adotaram o sistema capitalista. A União Soviética liderava os países que adotaram o sistema socialista.

DIVISÃO POR SISTEMA POLÍTICO-ECONÔMICO E NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Como dividir o mundo apenas em países capitalistas e socialistas não era suficiente para compreender a geopolítica mundial, outra regionalização passou a predominar no mundo a partir da década de 1950, unindo o critério do sistema político-econômico (capitalista ou socialista) e o critério do nível de desenvolvimento econômico (desenvolvidos ou subdesenvolvidos). Com base nela, os países eram classificados em:

• Primeiro Mundo: grupo de países capitalistas desenvolvidos;

• Segundo Mundo: grupo de países socialistas ou de economia planificada;

• Terceiro Mundo: grupo de países capitalistas menos desenvolvidos e/ou países não alinhados (Conferência de Bandung – 1955).

Com o fim da guerra fria, essa classificação ficou ultrapassada e sem sentido, uma vez que o fim do socialismo implicou o fim do segundo mundo. Então não tinha mais sentido o uso do termo primeiro e terceiro mundo.

22 de abril de 2020

Exercícios sobre Indivíduo e sociedade

Como é possível que os indivíduos, com suas peculiaridades e diferenças, convivam em sociedade de maneira organizada? Quem é o responsável pelo funcionamento e pela maneira como se apresentam as diferentes instituições sociais, como a família, a escola e o Estado? Serão os indivíduos capazes de rebelar-se contra as regras sociais e transformá-las? Ou, ao contrário, as regras sociais exercem uma força que restringe a capacidade de ação deles?
                             ( SILVA. Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.)

Os exercícios abaixo deverão ser realizados após a leitura dos textos Indivíduo e Sociedade e Fato Social.



1. Uma das importantes contribuições de Émile Durkheim foi sua teoria sobre o fato social. Buscando uma relação entre o diálogo apresentado na tirinha e o conceito de fato social, é correto afirmar que o diálogo apresentado na tirinha

16 de abril de 2020

O clima no Brasil

Uma característica do clima brasileiro, considerando sua posição geográfica, é a tropicalidade. Em razão da variedade climática, encontramos no Brasil praias ensolaradas durante quase todo o ano, como em Vila Velha (ES) e, ao mesmo tempo, locais onde faz muito frio e chega a nevar, como em São Joaquim (SC).
Vila Velha - ES
Imagem: Reprodução
São Joaquim - SC
Imagem: Reprodução

A influência da tropicalidade

O território brasileiro estende-se de 5°16'N até 33°45'S, ou seja, localiza-se em grande parte das baixas latitudes, onde predominam as massas de ar equatoriais e tropicais e de climas quentes (veja novamente o mapa "Brasil: localização e posição geográfica").

14 de abril de 2020

Atividades sobre o texto Brasil: estrutura geológica e formas de relevo

As questões abaixo tem como base o estudo dos textos Brasil: estrutura geológica e Classificação do relevo brasileiro.

Consulte também a tabela das eras geológicas caso seja necessário para o entendimento da questão.
Imagem: Reprodução

1. Leia o texto a seguir e responda à questão.

De modo simples, pode-se descrever o relevo do continente sul-americano como tendo em sua borda oeste a cadeia orogênica dos Andes, cuja formação iniciou-se no Mesozoico e estendeu-se ao Cenozoico. A parte central e o leste do continente são marcados poe estruturas e formações litológicas antigas que remontam ao Pré-Cambriano.
ROSS, Jurandyr L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2011. p. 45

De que forma podemos relacionar o texto de Jurandyr Ross com o território do Brasil?

2. Leia as quatro afirmações a seguir e responda se estão corretas ou incorretas. Justifique suas respostas.
I. Não existe no território brasileiro a estrutura geológica do tipo dobramento moderno.
II. segundo a classificação de Jurandyr Ross, as principais formas de relevo são: planaltos, planícies e depressões; sendo que estas últimas tiveram origem no Período Quaternário.
III. A Planície Amazônica e o Planalto Atlântico são unidades de relevo citadas na classificação de Aziz Ab'Saber.
IV. Duas características marcantes do relevo brasileiro são: sua antiguidade e suas baixas altitudes.

3. Explique uma diferença entre a classificação do relevo elaborada por Aziz Ab'Saber e a de Jurandyr Ross.

4. Leia abaixo um trecho do texto de Aziz Ab'Saber; depois, faça o que se pede.
[...] a bacia do Pantanal é um repositório de informações a recuperar. Há que, através da coluna sedimentar acumulada, sondar mais adequadamente a história quaternária dos processos e dos climas do passado regional naquela que é, sem dúvida, a mais importante bacia detrítica quaternária do país...
AB'SABER, Aziz. Brasil: paisagens de exceção. Cotia: Ateliê Editorial, 2006. p. 29
a) Do ponto de vista geológico, o Pantanal é uma área antiga ou moderna? Justifique sua resposta.
b) Em que estados e região geográfica localiza-se a bacia do Pantanal?
c) Identifique a forma de relevo do Pantanal e o número de sua unidade com base na classificação de Jurandyr Ross.

Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Vol. 3. São Paulo: Ática, 2017

Correção das atividades 

1. Pode ser relacionado ao apontar que o território do Brasil se encontra no centro e também no leste da América do Sul, portanto, suas formações geológicas são antigas. Resulta, principalmente, da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo.

2. Leia as quatro afirmações a seguir e responda se estão corretas ou incorretas. Justifique suas respostas.
I. Não existe no território brasileiro a estrutura geológica do tipo desdobramento moderno.
CORRETA - O território brasileiro não possui dobramentos modernos por causa da antiguidade de grande parte de sua estrutura geológica e por não ter sofrido nenhuma transformação recente em sua estrutura.
II. Segundo a classificação de Jurandyr Ross, as principais formas de relevo são: planaltos, planícies e depressões. Contudo, as planícies é que têm origem no período Quaternário e não as depressões.
INCORRETA - As principais formas do relevo brasileiro são: planaltos, planícies e as depressões, que se originaram no Cenozoico e no Pré Cambriano, não no Quartenário.
III. A Planície Amazônica e o Planalto Atlântico são unidades de relevo citadas na classificação de Aziz Ab’Saber.
INCORRETA - As unidades da lanície Amazônica e do Planalto Atlântico são da classificação de Aroldo de Azevedo.
IV. Duas características marcantes do relevo brasileiro são: sua antiguidade e suas baixas altitudes.
CORRETA - O relevo brasileiro é muito desgastado e apresenta baixas altitudes, resultado de uma longa exposição a agentes erosivos externos que atuaram em eras geológicas remotas. 

3. Para a sua classificação, Jurandyr Ross utilizou técnicas mais modernas e classificou o relevo brasileiro em 28 unidades (planícies, planaltos e depressões), enquanto a classificação de Aziz Ab' Sáber contém 10 unidades de relevo e identifica as planícies e os planaltos.


4. a) O Pantanal é uma área recente dentro da estrutura geológica do Brasil. Os períodos Terciário e Quaternário pertencem à Era Cenozoica, que é a mais recente entre todas.
b) O Pantanal banha terras dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste.
c) O Pantanal é uma planície e ocupa o número 26.
"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa